Não sei você, mas eu adoro bolo de Natal. Aquele cheio de frutas cristalizadas, nozes, passas, ameixas e com aquele gostinho de vinho.Mas não são todos que gosto.Alguns ficam muito seco, lembram até a textura de pão.Mas, alguns tem um sabor que provoca as melhores sensações e que são a “cara” do Natal.
Como boa colecionadora de receitas que sou, tenho várias de bolos assim, mas o que elegi o melhor foi o “Bolo dos Sinos“. A receita é de Dona Neuza Nunes de Barros, que já foi presidente da Associação Pernambucana de Culinaristas e, responsável por me despertar em mim o amor pela culinária.Na época, início dos anos 60, eu morava no Recife com meus pais, e a minha mãe, excelente cozinheira que sempre foi, frequentava às aulas de Dona Neuza.E, me levava junto.Achava o máximo. Eu tinha uns 5 anos e posso dizer que a partir daí o gosto pela cozinha entrou no meu sangue e me fez enveredar por um caminho que percorro até hoje. Uma aventura fascinante que me permite a cada dia descobrir novos sabores, texturas e prazeres da mesa.
Obrigada , Dona Neuza. Tenho uma dívida eterna de gratidão para com ela que me iniciou no maravilhoso mundo gastronômico.
E é dela esse bolo que trago hoje e que já é tradição na mesa natalina de minha família. A minha mãe faz em duas formas de sino. Fica lindo ! Mas, como não tenho, faço numa forma grande e ainda sobra outro tanto de massa que aproveito para colocar em uma outra forma e presentear uma amiga querida.
Espero que você também goste. E, o melhor de tudo é que ele é Simples Assim.
Queria muito entrar na cozinha de cada uma de vocês, dar meu abraço especial de Feliz Natal e dizer que vocês me fizeram muito feliz esse ano e que o Simples Assim só existe pela força, carinho e presença de vocês aqui! Mas já que não é possível segue o meu abraço virtual. Amanhã tem mais.
Bolo dos Sinos
Ingredientes:
- 500 g de manteiga
- 500 g de açúcar
- 9 ovos
- 600 g de farinha de trigo
- 200 g de passas escuras sem sementes
- 200 g de frutas cristalizadas
- 200 g de nozes picadas
- 1 copo de vinho do Porto
- 2 colheres de sopa de fermento em pó
- 3 colheres de chocolate em pó
- 1 latinha de guaraná
- Doce de Ameixa – Atenção! Só use depois de frio ( leve ao fogo 200 g de ameixa, 1 xícara de água e 2 xícaras de açúcar.Não mexa, para não açúcar. Quando formar uma calda grossa, apague o fogo e deixe esfriar.)
Como fazer:
- Bata o açúcar com a manteiga e quando a mistura já estiver branquinha, acrescente os ovos um a um.
- Alterne os ingredientes secos com os líquidos e misture o doce de ameixa.
- Por último acrescente o fermento em pó.Misture bem.
- Coloque em uma forma grande untada e polvilhada.
- O restante da massa coloque em uma outra assadeira.
- Leve ao forno pré aquecido por cerca de 30 minutos ou até que passe no teste do palito.
- Depois de frio recheie com geleia de damasco ou outra de sua preferência, ou com doce de leite.
- Cubra com glacê branco e enfeite como sua imaginação lhe inspirar.
O Glacê Branco que ensina é a Marly, do Saboreando a Vida.
Glacê
Ingredientes
- 1 e ½ xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro
- 3 colheres (sopa) de leite ou sumo coado de limão
Preparo
- Misture tudo e aplique no topo do bolo.
- Se a mistura ficar firme demais, junte mais um tiquinho de leite ou sumo de limão, pois o glacê deve escorrer bolo abaixo. Mas não exagere, pois a cobertura não secará, rsrs.
Outras sugestões de bolo Simples Assim:
Bolo Especial de Cenoura do Richie
Bolo Mármore Marawonderful
Bolo de Tâmara e Castanhas do Pará
Lilia, Desejo à vc e sua familía um feliz Natal e um prospero Ano Novo com muita saúde e relizações…e muito obrigado pelas receitas maravilhosas que vc nos dar, continue com seu trabalho no blog que é maravilhoso, vc nos ensina muita coisa boa. Bjs carinhoso
Lilia, me chamo Marina e sou bisneta de Dona Neuza. Só hoje encontrei essa postagem sua e por acaso. Há 21 dias minha doce bisavó foi fazer seus manjares no Céu, após 7 anos acamada por diversos problemas de saúde, sendo o último mês o mais crítico. Ela se foi, minha dor e imensa, mas me consola um pouco o coração ver o tanto de bem que ela fez no mundo e quanto isso ainda repercute e repercutirá.
Boa noite, lilia.
Olha, estava á procura de uma receita de bolo de Natal e me deparei com essa. Me pareceu bastante simples e com ingredientes que a gente encontra com facilidade. Só que, seguindo o modo de preparo, dessa receita, pude ver que, por exemplo, em que etapa, a gente acrescenta o tal guaraná??? E, quanto as frutas cristalizadas e as passas??? A receita, inclusive, não relaciona o tal doce de ameixa. Mas, vejo que leva ameixas. Espero que não fiques chateada, mas, você poderia me orientar??? Agradeço, desde já, a sua atenção.
Oi Rui,
Vou fazer as correções e lhe enviar um email com as respostas.
Desculpe a demora em responder.
Abraço,
Lylia
Lembrando de minha mãe, veio a mente Dona Neuza Nunes de Barros ! E ao lê o enunciado, me vi em seu lugar. Eu acompanhava minha mãe, as aulas de Dona Neuza ! Não tenho muito certeza, ela morava em Boa Viagem ! E de vez em quando, quando tinha encomenda grande, ia eu e minha mãe ajuda-la ! Adorava todas as Receitas. O pe-de-moleque, os Eclers ! O bolo de rolo finíssimo, tudo uma delícia. Ela usava o açucar Estrela, peneirei várias vezes ! Saudades !
OI Alcineide,
Que prazer, encontrar alguém que conheceu Dona Neuza! Ela morava em Boa Viagem, sim. Era muito simpática e cozinhava muitíssimo bem.
Como era o nome da sua mãe? Minha mãe conhecia muitas amigas da Dona Neuza.
Doces lembranças!
Bj,
Lylia