“Mais um bolo de cenoura ? ”
Você vai me perguntar. Mas esse é diferente. Primeiro: é premiado. Segundo, o preparo dele é totalmente diferente, não leva nem claras, nem manteiga, nem óleo, nem leite, nem farinha de trigo ! Estranho, não ? Mas o resultado é realmente surpreendente.
Tem uma textura bem úmida e , para quem gosta de doce, um sabor mais doce que os demais bolos de cenoura.
A receita é de de Mariana Hahnemann Gonzaga, de Joinville, SC, e foi a grande vencedora do prêmio “Receitas de Família 2016” promovido pela revista Casa e Comida. O nome Omi é de sua avó, autora dessa delícia que é tradicional nas festas da família.
Experimente também e veja porque o bolo mereceu o prêmio.
Que nosso fim de semana seja premiado de coisas boas.
Bolo de cenoura da Omi – receita da Mariana Hahnemann Gonzaga
Ingredientes:
- 6 gemas;
- 400 g de açúcar refinado;
- 500 g de cenoura ralada;
- 8 colheres (sopa) de farinha de rosca;
- 4 colheres (sopa) de vinho branco;
- 2 colheres (chá) de canela em pó;
- 2 colheres (chá) de fermento.
Cobertura
1 lata de leite condensado cozido em ponto de corte*.
*Cozinhe o leite condensado em uma panela de pressão por 45 minutos, contados após pegar pressão. Lembre-se de tirar o rótulo e colocar a água a dois dedos acima do nível da lata. Deixe esfriar completamente antes de abrir. ( Eu só deixei cozinhar 30 minutos, pois queria que ele ficasse mais cremoso)
Como fazer:
1 Forre uma fôrma de 21 cm de diâmetro, com fundo falso, com duas folhas de papel-manteiga. Unte com um pouco de manteiga por cima. Reserve.
2 Numa batedeira, com o batedor raquete, misture as gemas com o açúcar, até que a mistura fique homogênea.
3 Rale a cenoura no ralo fino do ralador e esprema com as mãos para retirar o excesso de líquido. Acrescente à batedeira e bata mais um pouco.
4 Misture a farinha de rosca, o vinho branco e a canela até ficar homogêneo. Caso a mistura fique muito líquida, acrescente algumas colheres de farinha de rosca até ela ficar mais consistente.
5 Por último, acrescente o fermento e misture com uma espátula. Coloque na fôrma e asse em forno preaquecido a 280°C (sim, é bem quente) por aproximadamente 45 minutos ou até que você fure o bolo com um palito e ele saia sequinho.
Montagem
1 Depois que o bolo esfriar, desenforme-o e passe uma camada fina de doce de leite sobre ele. Deixar gelar por no mínimo 4 horas. Esse bolo fica perfeito bem geladinho. ( Eu não levei para gelar, pois prefiro em temperatura ambiente)