Natal passou, ano novo passou, carnaval passou e , finalmente o ano começou. Para muitos que ainda não tinham percebido que 2017 tinha chegado. Renovemos , então, nosso ânimo, coragem e disposição para que este ano seja realmente O ANO.
E para começar com leveza que tal um legume saboroso? Essas cenouras assadas ao molho pesto agradam até quem não gosta de cenoura. Afinal, quem não gosta de molho pesto? E, o melhor é que ela é assim tão simples de preparar que dá vontade de dizer:
” Como não tinha pensando nisso antes?”
É mais uma receitinha do maravilhoso livro da Rita Lobo, ” O que tem na geladeira?”
Que nossa curta semana seja de muito sabor.
Cenoura assada com molho pesto – receita da Rita Lobo
Ingredientes:
- 2 cenouras
- 1 xícara (chá) de folhas de manjericão
- 1/4 de xícara (chá) de castanha-de-caju
- 1 dente de alho
- 1/4 de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
- 1 cubo de gelo
- raspas de 1 laranja
- azeite a gosto
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de Preparo:
1. Preaqueça o forno a 240 ºC (temperatura alta).
2. Descasque e corte a cenoura ao meio no sentido da largura. Corte cada metade em quartos e transfira para uma assadeira grande. Tempere com 2 colheres (sopa) de azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture bem para envolver todos os pedaços com o azeite.
3. Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos até dourar – na metade do tempo vire com uma espátula para dourar por igual. Enquanto isso prepare o molho pesto.
4. Lave, seque bem e transfira as folhas de manjericão para o copo do mixer. Descasque o dente de alho e junte ao manjericão. Acrescente as castanhas, o queijo parmesão, 1/2 xícara (chá) de azeite, o cubo de gelo – ele deixa a cor do molho bem verde – e bata até ficar liso (se preferir bata no liquidificador). Misture as raspas de laranja e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
5. Assim que estiverem assadas, retire do forno e transfira as cenouras para um prato. Sirva a seguir com o molho pesto.