Hoje em dia é muito difícil reunir a família durante as refeições por conta dos horários e compromissos. Mas quando conseguimos devemos tornar esse momento o melhor possível. Por isso, a “ Terça das dicas “ de hoje vai lhe dar 7 dicas para organizar suas refeições.
Afinal , esses curtos momentos de interação são super importantes para manter os laços familiares e também para o desenvolvimento dos pequenos – afinal, são nessas horas que podemos conversar com calma, relaxar e trocar ideias.
Gostou da ideia? Aposto que com essas dicas seus momentos à mesa serão bem mais tranquilos.
Uma terça de muita harmonia para todos nós.
7 dicas para organizar suas refeições
1- Faça um cardápio semanal
Ter um cardápio estabelecido evita discussões sobre o que comer e também elimina o estresse de ter que planejar as coisas em cima da hora. Procure pratos que agradem toda a família e que também tenham valores nutricionais adequados.
Por sinal, o Simples Assim está colocando às segundas-feiras um cardápio semanal para lhe ajudar nessa tarefa.
2- Compras do mês
Se seguir o cardápio semanal suas compras ficarão bem mais fáceis. Calcule o quanto você gasta de cada ingrediente e faça o mercado apenas uma vez por mês, poupando assim tempo e dinheiro.
3- Interação
Que tal transformar um momento em que todos estiverem disponíveis e transformá-lo em um momento especial, com todos na cozinha ? Esse tipo de atividade aumenta a interação entre todos, além de ajudar tanto na hora do preparo, quanto na hora da limpeza. Minha sugestão é fazer pizza caseira – as crianças vão adorar abrir a massa e os adultos vão adorar saborear.
4- Horário
Procure estabelecer um horário fixo para as refeições, especialmente quando seus filhos são crianças ou adolescentes, pois eles precisam de rotina. Além disso, ter uma programação evita surpresas desagradáveis.
5- Noite de folga
Assim como o dia de interação, recomendo também um especialmente para folgas sem precisar cozinhar ou limpar. Afinal, ninguém é de ferro – não é mesmo? Sextas são perfeitas para isso, já que a maioria das pessoas está mais cansada. Vá ao seu restaurante favorito ou peça um delivery para a família, mas procure pedir uma opção saudável, como comida japonesa , por exemplo. Aliás, sushi é bom demais – tanto para o paladar quanto para a saúde.
6- Limpeza
Se a sua família é grande, você sabe muito bem como fica a pia depois das refeições. Monte um plano semanal para a lavagem da louça e poupe brigas pós-jantar.
7- Emergência
Uma sugestão para quem possui freezer, é ter sempre à mão refeições congeladas. Você pode fazê-las ou mesmo comprá-las prontas para casos de emergência. Afinal, algumas vezes, eles serão necessários.