Fazer pão pra mim é uma terapia. Amassar a massa, fazer força, vê-la crescer e sentir aquele cheirinho bom se espalhando por toda casa me dá uma sensação muito boa. Mas, fazer pão exige disposição e principalmente tempo, algo muito raro hoje em dia. Então, quando a vontade aperta e a gente não tem tempo disponível para satisfazê-la a solução é fazer um pão simples assim. Ele existe, acreditem. A receita está nesse caderno:
Bem velhinho, as páginas amareladas de tanto serem usadas, mas que contém verdadeiras relíquias. Uma delas é esse pão. A receita veio junto com a forma quando eu a comprei. E isso já faz, pelo menos, uns 30 anos… Mas continua ali. Coisas que o tempo não leva…
Então, essa semana pensei em algo fácil, gostoso e salgado para levar para um encontro que temos quinzenalmente com um grupo de amigos as segundas à noite. Naquele dia era o aniversário de um dos participante e queria homenageá-lo com algo feito por mim, mas estava com o tempo corrido o que fazer? Lembrei do tal pão e em poucos minutos ele já estava ali, prontinho para ser levado: fofinho, bonito e cheiroso! Não precisa dizer que foi um sucesso, todos pediram a receita. Então aí está.
Na semana dos namorados é mais uma sugestão para impressionar aquele que você ama. Já pensou você fazendo esse pão e dizer: “Fui eu que fiz”. Ele ou ela nunca iriam imaginar que você sabe até fazer pão…
Vamos a receita.
Pão Simples Assim
(receita para uma forma de pão grande)
3 ½ xícaras (chá ) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento para pão ( usei um sache de 10g)
1 xícara (café) de óleo
½ colher (sopa) rasa de sal
½ colher (sopa) rasa de açúcar
1 ½ xícara (chá) de leite morno
Modo de fazer:
Bata no liquidificador todos os ingredientes, menos a farinha. Despeje em uma tigela, junte a farinha e misture com uma colher até a massa ficar lisa. Não precisa bater.
Untar bem a forma, polvilhar com farinha de trigo ou fubá, colocar a massa e deixar em lugar abafado até que dobre de volume.
Dica: Já dei essa dica em outra receita, mas se você não anotou vai novamente. Em dias mais frios como os atuais, acenda o forno e deixe esquentar uns cinco minutos. Apague e coloque a massa para crescer. Funciona.
Quando estiver crescido pincele com uma mistura de gema de ovo e óleo (uma colher, mais ou menos) e leve para assar em forno pré-aquecido por uns 10 minutos. Deixe assando em forno baixo por uns 15 minutos e depois mais 15 em forno médio para dourar o pão.
Está pronto o pão mais fácil de fazer.
Agora, se você incrementar, coloque a mistura abaixo na massa ainda crua:
50 g de queijo parmesão ralado
2 dentes de alho amassados
Folhinhas de alecrim
Azeitona picada
Pedacinhos de presunto
Esse é um pão versátil, pois você também pode optar por um pão mais adocicado e misturar passas, pedacinhos de maçã, canela, nozes picadas.
Use a imaginação e faça ao seu modo.
Bom apetite!
Lylia !
Não vai ovo nesse pão?
Abs
Amanhã vou fazer. Deve ficar delicioso.
Oi,
Fica mesmo. Tomara que você goste.
Bj,
Lylia