(na pressa para fotografar não tinha tirado ainda a forma embaixo,desculpem)
Adoro novidades, experimentar receitas, testar. Mas, tem dias que estou sem inspiração de testar alguma coisa nova, aí recorro as velhas, testadas e tradicionais receitas. Hoje é um dia assim. E, como fim de semana não dispenso uma sobremesa – afinal é quando me dou o direito de comer um doce! – recorri a uma que sempre é sucesso: torta de limão. Adoro aquela cremosidade com o crocante da massa e o azedinho do limão. Além de ser fácil de fazer.
A minha mãe, que despertou em mim o gosto pela culinária, na última vez que veio aqui em casa disse que depois de fazê-la repetidas vezes , deixou de fazer por uns tempos e quando foi fazer outro dia até esqueceu a receita. Esqueceu, principalmente – disse depois – o quanto ela era gostosa.
Por sinal, essa receita é dela, inclusive a massa, que ela ensinou um jeito de não esquecer. “Lembre que ela leva tudo 2”. Dois quer dizer, dois é a quantidade de cada ingrediente, ou seja, 2 colheres, 2 ovos …e por aí vai.
E, não é que o truque funcionou mesmo? Nunca mais esqueci. Acho mais fácil, mais gostosa e menos calórica do que a de biscoito. Experimente também.
Torta de Limão
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres rasas (sopa) de açúcar
2 gemas
2 colheres (sopa) de leite à temperatura ambiente
1 pitadinha de pó Royal
2 xícaras de farinha de trigo.
Faço assim: misturo a manteiga com o açúcar, acrescento as gemas ( sem aquela película, para tirar o cheiro) e o leite. Misturo bem. Aos poucos vou acrescentando o trigo com o fermento até ficar na consistência boa para trabalhar. Quando começar a ficar pesada, você vai misturando com as mãos. Às vezes nem leva as duas xícaras.
Faço uma bola com a massa, achato-a para ficar plana e, enrolo no papel filme e levo à geladeira por mais ou menos meia hora.
Dica: o fato de dar um formato achatado na massa facilita na hora de abrir. Li essa dica e aprovei.
Abra a massa, forre o fundo e os lados de uma forma de fundo solto. Faça uns furos na superfície para a massa não subir. Outra opção é colocar também papel manteiga em cima da massa e por cima feijões crus.
Leve para assar em forno quente por uns 15 minutos ou até que esteja assada.
Depois de fria recheie e cubra com suspiro. Depois ainda vai mais um pouquinho no forno quente só para dar uma tostadinha.
Recheio:
2 latas de leite moça
1 xícara de suco de limão
Bata no liquidificador até ficar cremoso.
Bata duas ou três claras em neve (dependendo do tamanho do ovo) e acrescente 4 colheres de açúcar, se forem duas claras ou 6 colheres se forem três.
Bata mais.
Ponha por cima da torta e enfeite com raspas de limão.
Simples assim.