( como a minha foto não estava boa, coloquei essa do siteL da auren Groveman, http://www.laurengroveman.com/)
Aqui em casa o alho é uma unanimidade. Todos gostam e em quase todas as receitas dou um jeitinho de usá-lo. Arroz com bastante alho frito, farofa de alho, mousse de alho, legumes ao alho, spaghetti alho e óleo… A relação é enorme.Além das receitas tenho sempre tenho dois potes com alho para acompanhar o aperitivo no final do dia ou para servir na saladinha. Um é com a compota de alho, que copiei do site da Associação Nacional dos Produtores de Alho – ANAPA – e já postei aqui no blog.
O outro é com Confit* de Alho que vi no blog da Laila, http://comidinhasdobem.blogspot.com/ e quis experimentar logo li. É mais elaborado, dá mais trabalho, pois a gente tem que ficar por perto do fogão durante 1 hora enquanto o alho cozinha, mas garanto que o resultado final vale a pena.Ele vira um creminho delicioso para a gente passar ,como um patê ,no pão na torrada com alguma ervinha como alecrim ou pedacinhos de roquefort. Fica uma delícia!
Coloque todos os alhos numa panela e cubra com o azeite, Coloque o alecrim e leve ao fogo bem baixinho para cozer por cerca de 1 hora, se ele ameaçar ferver, retire do fogo espere uns 5 minutos e depois volte ao calor (eu gosto de cozinhar com uma chapinha de ferro que uso para cozinhar arroz, pois cozinha no fogo bem baixinho).
Depois de frio, guarde em um pote de vidro e acrescente outros temperos que quiser, como pimenta rosa, mais folhas de alecrim,folhas de louro, tomilho, sal…
Uma dúvida: Você guarda ele com a casca? Beijos