Hoje vou dar 4 dicas para vinho e comida. Harmonização de vinhos , para quem não sabe, é a arte de combinar o vinho com a comida de forma que os sabores se harmonizem de tal maneira que favoreça as notas de cada um criando o chamado terceiro sabor.
No último Encontro Gourmet participei de uma aula sobre Harmonização de Vinhos apresentada pela Gran Cru. Foi muito esclarecedora para mim e pensei logo em trazer para você o que achei mais interessante.
Afinal o vinho, atualmente, está muito presente na mesa do brasileiro, com isso é importante servir o vinho certo para aquele prato que você preparou com tanto carinho.
Confira, então as dicas da Gran Cru:
4 dicas para harmonizar vinho e comida *
1 – Quanto mais intensidade de sabor e gordura o prato tiver, mais ele pedirá um vinho estruturado
Gordura, peso e intensidade do prato devem ser equilibrados com acidez, taninos e o corpo do vinho. A acidez elevada nos faz salivar e limpa a boca dos sabores fortes e das frituras, já o tanino ajuda a quebrar a capa de gordura que se forma na boca.
2 – Sal não combina com taninos
Escolha um vinho pouco tânico para comidas salgadas, como as temperadas com molho de soja, queijos azuis e defumados.
3 – Pratos condimentados e picantes pedem vinhos brancos e aromáticos
4 – Para acompanhar doces e sobremesas o vinho deve ser mais doce que a sobremesa para que ela não se sobreponha a sua doçura. Exemplos: vinhos do Porto, Sauternes e espumantes doces.
*Essas dicas foram retiradas do material oferecido pela Gran Cru.