Sexta-feira aqui em casa é de bolo. Dia de cheiro bom invadindo a casa, entrando, aguçando os sentidos e antecipando o fim-de-semana.
Cheiro de bolo em casa, pra mim, é uma das melhores sensações. Às vezes faço bolo só pra sentir esse aroma.Principalmente quando o bolo leva canela. Aí, então o cheirinho é insuperável. Será que é por isso que fiz um bolo com canela, sexta passada?
Quem sabe? O escolhido foi daqueles bolos que agrada a todos. Bolo de pão de mel. E a receita é para fazer sem medo, pois é da da chef Lobo , do site Panelinha que sempre dá certo.
E, antes de fazer o delicioso bolo, que tal um pouquinho de história? Como já falei, adoro curiosidades, acho que tudo tem um sentido,um porquê e adoro pesquisar. Ontem fiquei curiosa para saber como surgiu o pão de mel. E, dando uma olhadinha na internet descobri algumas coisas, como:
ele surgiu na Rússia por volta do século IX, chamado de “pryanik”, era uma mistura de farinha, mel e suco de frutas, mas o mel constituía quase metade de todos os outros ingredientes.
Mais tarde, foram adicionadas especiarias vindas da Índia e Oriente Médio (canela, nozes, gengibre, frutas secas…). A receita se espalhou, e cada região tinha a sua maneira de assar os “pryaniks”. A tradição e os segredos da culinária eram passados de geração em geração. Os “pryaniks” eram feitos em formato de animais para enfeitar as arvores de natal, eram feitos para pobres e ricos, como presentes, para casamentos, festas, celebrações, dias especiais e também para pessoas doentes, com os objetivos de cura. Os pães eram assados no formato de anjos.
Na verdade, isso tudo é cultura inútil, como chamamos, o que importa é que o pão de mel ou “pryanik” é um fenômeno em todo o mundo, com ou sem cobertura de chocolate e com diferentes recheios, se aperfeiçoando e se modificando de acordo com os tempos e regiões, e tornando-se cada vez mais saboroso.
Bom Apetite!
Bolo de Pão de Mel do Panelinha
Tempo de preparo: Pá Pum
Serve: 10 pessoas
Para a massa
Ingredientes:
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de mel
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
2 ovos
1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de noz-moscada
1 colher (chá) de cravo-da-índia em pó
1 colher (sopa) de canela em pó
1 colher (chá) de pó royal ( ele não leva na receita do Panelinha, mas acho que com ele dá mais leveza à massa)
manteiga e farinha de rosca para untar e enfarinhar
Modo de Preparo
1. Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média). Unte uma assadeira retangular (ou redonda) com manteiga e polvilhe com farinha de rosca.
2. Na tigela grande da batedeira, junte o açúcar, o mel, a manteiga e os ovos inteiros (sem a casca) e bata muito bem.
3. Em seguida, acrescente alternadamente o leite e a farinha de trigo, sem parar de bater. Coloque primeiro 1 xícara (chá) de farinha, em seguida ½ xícara (chá) de leite e assim por diante. Depois da última adição, pare de bater.
4. Junte o bicarbonato,pó royal e as especiarias e misture delicadamente com uma espátula.
5. Transfira a massa para a assadeira untada e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido.
6. Deixe assar por 15 minutos em temperatura média. Depois, abaixe o fogo o máximo que puder e deixe assar por mais 20 minutos.
7. Para ter certeza de que oo bolo está assado, faça o teste do palito. Espete o bolo com um palitinho. Se o palito sair sem massa, o bolo está pronto.
8. Retire o bolo do forno e passe uma faca de ponta redonda nas laterais da assadeira. Deixe esfriar e desenforme (coloque um prato sobre a assadeira e vire de uma vez).
9. Cubra o bolo com a cobertura de chocolate. (Veja a receita a seguir.)
Para a cobertura
Ingredientes:
200 g de chocolate meio amargo picado
2 colheres (sopa) de manteiga
Modo de Preparo 1. Coloque um pouco de água numa panela (cerca de 2 dedos) e leve ao fogo alto. Quando ferver abaixe o fogo.
2. Numa tigela, junte o chocolate picado e a manteiga e leve para derreter em banho-maria. Para fazer o banho-maria, encaixe a tigela refratária com o chocolate sobre a panela. A água não deve encostar no fundo da tigela, pois o calor do vapor é suficiente para derreter o chocolate.
P.S. Gosto de colocar uma caixinha de creme de leite, fica mais cremosa.
3. Mexa bem o chocolate com a manteiga até dissolver completamente, cerca de 4 minutos. Assim que derreter, retire a tigela da panela com cuidado para não se queimar.
4. Com a ajuda de uma faca de ponta redonda, espalhe o chocolate nas laterais e na superfície do bolo.
Dica
Se você quiser o pão de mel em quadradinhos, use uma assadeira retangular para assá-lo. Corte em quadrados e, para cobri-los, espete um palito em cada pedaço e mergulhe, um a um, no chocolate derretido ( sem o creme de leite).
Para isso, triplique a quantidade dos ingredientes da cobertura (600 g de chocolate e 6 colheres de manteiga).
Em seguida, coloque os pedaços para secar sobre uma grade, ou sobre uma folha de papel-manteiga.