Todos nós temos um pouco da criança que um dia fomos e se não temos, precisamos procurar, urgente, em nossas mais profundas entranhas e resgatá-la. Trazê-la para junto de nós, pois com ela descobriremos novamente a alegria de viver, o prazer do riso solto, de comer o doce escondido, de se molhar na chuva, de ficar horas vendo o filme preferido, de rir sem motivo, de ser espontânea, de não se preocupar com o dia de amanhã, de ser feliz sem motivo. Ser criança é bom demais, é o melhor que carregamos dentro de nós e é por isso que temos um dia para comemorar.
No dia de hoje vamos fazer esse exercício de lembrar a criança feliz que fomos e trazer para a pessoa que somos hoje. E, e se não fomos crianças felizes, olhemos para aquelas que nos encantam e tentemos ser assim, simples assim, criança assim.
Aqui em casa todas as crianças serão homenageadas (a mais nova tem 26 anos!).Vou fazer um almoço especial (depois eu conto) e um café da manhã com uma sugestão da querida Cinara do Cinara’s Place que sempre divide delícias conosco.
Hoje trago os popovers ( (pronuncia-se pó-pôu-vãrs, como ela explicou) que ela postou um dia e são deliciosos.Vocês sabem o que são popovers? Nem eu sabia, aprendi com a Cinara, que reproduziu uma explicação do Richie, da Cozinha Coletiva, que diz assim :
“Popovers são bolinhos americanos macios, leves e ocos, de superfície dourada e com cara de souflé que abaixou. Aliás, é isso mesmo que acontece, os Popovers estufam horrores dentro do forno (estufam meesmo, enchem de ar feito balão, daí o nome pop-over – estufam além da fôrma) e vão murchando, quando são retirados. A massa é muito semelhante a de panquecas americanas e a de Yorkshire Pudding (aqueles bolinhos ingleses que acompanham carne assada, feitos com a gordura do assado, dos quais os Popovers seriam derivados).
Depois da apresentação dos bolinhos, vamos então a receita. Eu fiz igualzinha a da Cinara, como ela explicou aqui.
Popovers
- 1 1/2 colher (sopa) de manteiga sem sal, derretida
- 1 1/2 xícara de farinha de trigo
- 3/4 colher (chá) de sal
- 3 ovos extra-grandes, em temperatura ambiente
- 1 1/2 xícara de leite semi-desnatado, em temperatura ambiente ( usei leite integral)
Modo de fazer:
- Pré-aqueça o forno a 220º C.
- Coloque duas formas de popover para aquecer no forno enquanto você prepara a massa. (Eu usei formas para muffins.)
- Enquanto isso, misture a farinha, o sal, os ovos, o leite e a manteiga derretida até formar uma massa homogênea. A massa ficará rala.
- Retire as formas do forno com cuidado e unte generosamente com spray de untar, ou pincele com manteiga ou margarina derretida, ou ainda com óleo. (Unte bem mesmo, sem esquecer as bordas e laterais das cavidades.)
- Com as formas ainda quentes, distribua a massa enchendo um pouco menos da metade das cavidades.
- Asse durante 30 minutos exatos, sem abrir o forno.
- Sirva-os mornos, puros, ou com manteiga, geleia, requeijão… (Eu coloquei açúcar e canela em alguns)
Depois é só passar um café quentinho ou um chocolate quente, conforme as “crianças ” preferirem.
Feliz Dia das Crianças para todos nós!
Outras delícias do Simples Assim que as crianças também gostaram:
Petit Gateau
Tortinhas de Laranja
Pudim de Maria Mole