Aqui em casa a gente gosta de brincar de cozinhar nos fins de semana. Coisa de amante de cozinha. Eu e meu marido nos revezamos no fogão. Minhas filhas, infelizmente, ainda não despertarem para essa grande paixão que temos. Elas são apenas nossas “provadoras oficiais”, ou melhor, “ aprovadoras oficiais”.
Em um desses sábados à noite em que não sabíamos o que comer, abrimos a geladeira e nos deparamos com umas linguiças toscanas fresquinhas prontas para serem a base de um bom molho. Deixei então que naquela noite, meu marido fosse o chef.
Então, mãos à obra. Ele tirou a capa que envolvia as linguiças e amassou a carne com as mãos.
Depois pegou uma panela WOK colocou 1 fio de azeite e juntou a linguiça.
Quando começou a dourar, ele abriu um espaço no centro e jogou ½ cabeça de alho picado.
Pode parecer muito, mas segundo ele, o sabor do alho deve reforçar o tempero da linguiça. Após o alho estar dourado, ele misturou com a linguiça, que também já estava quase ao ponto e colocou uma latinha de extrato de tomate e 1 sachê de polpa de tomate
Quando começou a ficar bem consistente, colocou quase 1 copo de água quente e foi mexendo o belo molho que ia se formando. Acrescentou uma pitada de sal, mais um pouco de azeite.
Em seguida, voilá... Acrescentou ½ taça de vinho tinto, daquele mesmo que estávamos bebendo, e folhas frescas de orégano e sal.
Enquanto o molho estava quase pronto ele colocou água em uma panela. Quando ferveu pôs sal e 1 fio de azeite e levou o fettuccine para cozinhar.
Após escorrer a massa, ele reservou uma concha de água e deixou em fogo baixo na panela em que havia sido cozido. Em seguida pegou a travessa onde seria servido e colocou 1 colher generosa e manteiga e a água reservada. Essa é uma dica especial dele: pois a manteiga se derrete facilmente e a massa, então, é envolvida com esse creme que se forma, o que evita que ela fique ressecada enquanto é servida.
Nota do cozinheiro: Ele nunca gosta de misturar o molho na travessa, mas nas porções que serão servidas. Porque há aqueles que preferem com mais ou menos molho.
E por cima de cada prato acrescenta queijo parmesão ralado e então, estamos prontos para brindar esse momento tão gostoso.
Tim! Tim!
Posso garantir que esse molho Simples Assim é delicioso e faz bonito em qualquer ocasião.
Outras Massas Simples Assim
Fettuccine ao Molho de Camarões
Spaghetti alla Putanesca