Não sei se com você acontece o mesmo, mas comigo início de ano é sinônimo de bons propósitos, e um deles é equilibrar a alimentação e torna-la cada vez mais saudável. Comer e beber é bom demais, mas no final do ano sempre passo das medidas e acabo exagerando nos prazeres da mesa. Passadas as festas então, a consciência alerta que é hora de cuidar da saúde. Então vamos lá.
Aqui em casa já se decretou a “temporada das dietas”: saladas , carnes magras, muito grão, fibra , frutas e verduras. Confesso que não é fácil, principalmente, por gostar de comer e de cozinhar. Mas, paciência, é só um tempinho…e como já se disse no sábio livro do Eclesiastes “ para tudo há um tempo…” E esse será o tempo da alimentação magra. Mas, passa logo.
Na minha procura por
receitas saudáveis , tenho me deparado com boas surpresas. Uma delas foi esse
chuchu no forno. Nunca pensei que um simples
chuchu pudesse se tornar tão saboroso com esse tempero. Graças a ideia da querida Adri, do
Casa, Coisas e Sabores, descobri essa receita que agradou a todos aqui de casa. Fácil de fazer e bem magrinha. Combina bem com os bons propósitos de ano novo:
saúde na mesa.
Para quem não sabe o
chuchu é considerado um
fruto, pois possui sementes internas envolvidas pela parte comestível. É um alimento rico em
fibras e de fácil digestão. Como é pouco calórico é aconselhado para dietas de emagrecimento . Se for cozido sem sal, o chuchu é recomendado para o tratamento da pressão arterial alta e tem efeitos diuréticos. Além de possuir grande quantidade de ferro, cálcio, magnésio, potássio e fósforo. E mais, indicado também para baixar a pressão arterial.
Então, mais chuchu à mesa.
Chuchu assado ( do jeitinho que a Adri postou, só que tripliquei a receita, pois aqui em casa todos gostam de chuchu)
Ingredientes
- 1 chuchu grande cortado em pedaços grosseiros, com casca* ( eu cortei em tirinhas)
- 2 colheres de sopa de azeite
- 2 colheres de sopa de farinha de rosca (ou farinha de trigo) ( coloquei farinha de rosca)
- 1 pitada de sal
- 1 colher de café de alecrim seco ou fresco ( coloquei fresco)
*( Dica da Adri) Lave o chuchu em água corrente com uma escovinha, para a casca ficar bem limpa. Meu chuchu estava com espinhos, estão raspei a parte “espinhosa” da casca superficialmente com uma faca. Corte em quatro partes pela longitudinal e retire o miolo branco com a faca. Corte depois em cubos (pode deixar grosseiro, para dar um aspecto “rústico”)
Como fazer:
Em uma assadeira untada com um fio de azeite (espalhe), coloque os pedaços de chuchu e regue com as duas colheres de azeite, remexendo com uma colher ou com as mãos para todos os pedaços ficarem lambuzados.
Salpique a farinha de rosca por cima do chuchu e chacoalhe a assadeira, para envolver minimamente os pedaços.
Salpique o sal e o alecrim e leve a forno médio.
Após cerca de 15 minutos, vire os pedaços de chuchu (não precisa ser um a um, dê uma revirada com uma espátula), aumente a temperatura do forno para média-alta e deixe mais uns 10 minutos, até ficar bem assado (gosto das pontinhas meio queimadas).
Olá Lylia
Uma ótima receita pra dar mais graça ao tão insosso chuchu.
Vou fazer.
Beijo.
Lylia eu sou fã de chuchu desde pequena, e claro vou fazer esta receita.
bjo
que dleicia adoro chichi e muitas vezes ele só sai assado no creme ou cozidos ..amei a receita mega aprovada bjão grande
Bom dia Lylia,
Somos fãs de chuchu, preparo-o de inúmeras formas, vou experimentar esta receita pois é prática e deliciosa o alecrim vai provocar um grande diferencial.
Beijo,
Vânia
Puxa Lylia! E eu que não gosto de chuchu, mas essa receita eu me arriscaria sem dúvida de errar. Bjs!
Deve ser deliciosa essa receita eu adoro chuchu quero experimentar
beijos
Deve ser delicioso vou tentar fazer, assim no forno deve ficar crocante, não é? valeu pela receita e por dividi-la conosco.bjs
Lylia, que bom que você gostou do chuchu! E que bela travessa cheia deles! Eu também adoro e não acho nada sem graça: ele pega bem os temperos, fazendo com cuidado fica gostoso 🙂 Assado, ele perde água e ressalta o leve adocicado…ai, que vontade de chuchu! Rs. Beijos!
Oi! Que boa ideia… Por esta altura costumam dar-me muitos chuchus, mas costumo usá-los principalmente em sopas. Esta foi uma sugestão mais saborosa!
Bjs
Paula
Olá Lylia voltando de férias e colocando as visitas em dia. Olha só essa receita tenho anotada e guardada, quando vi lá na Adri, e aprovada por vc tenho certeza que de fato ficou deliciosa. Bela sugestão. Lylia querida um 2013 maravilhoso pra vc e sua familia com muita saúde, paz, e alegrias. Bjocas
deve ser uma delicia mas aqui nao ha que pena bjs
Oi amiga,
Que receita diferente e DELICIOSA!!! ADOREI!!! Fiquei com vontade de experimentar…
Grande beijo e uma ótima quinta-feira, Irene
Que delicia,adorei !
oi Lylia,ótima sugestão para uma alimentação saudavel bjs Rosinha
Deve ficar delicioso, mesmo! E tem poucas calorias!! hehehe
Beijokinhas,
Luiza Mallmann
decorarsustentavel.blogspot.com
KKKKK
KKKKKKKKKK
Courgettes épineux chama-se na França.
Zucchine spinose chama-se na Italia.
estranho alguem gostar tanto de urina… eu prefiro o chuchu ms!rsrsrsrs a receita parece otima!!
Hey
será que antes de colocar pra assar não teria que por para cozinhar um pouco ?
Hey
será que antes de colocar pra assar não teria que por para cozinhar um pouco ?
chichi, colega???? afs
Boa noite!
Adorei a dica, fiz e gostei muito, aí resolvi improvisar, e não é que deu certo. Substitui a farinha pro frango desfiado e coloquei umas gostas de limão,mostarda e lancei um borrifo de molho de soja. Ficou fantástico, tenho pessoas na família que não comem(iam) chuchu e agora elegeram prato favorito. Obrigada pela dica.Bjs
Eu fiz porém o chuchu ficou cru não cozinhou, fiz com tanta vontade mais não deu certo, uma pena. Resumindo não prestou. Gastei gás a toa, to frustrada.
Acredito que sim, fiz e o chuchu não cozinhou.
Agradaram-me muitíssimo as receitas sem carne para as segundas feiras. Vou começar nesta próxima.Obrigada