Simples Assim – Como surgiu seu amor pela culinária ? Já ” nasceu” com ele ou foi “doce herança” familiar?
Sandra – Venho de uma família de “mãos boas para culinária”. Talvez por isso, pelo comodismo de ter sempre boa comida familiar, não me interessei cedo em ir para a cozinha não. Fui aprender a gostar de cozinhar a partir dos meus 20 e poucos anos.
Simples Assim – O que lhe motivou a ir para a cozinha? Lembra da primeira receita que você executou?
Sandra – Minha primeira experiência foi fazendo pães caseiros e integrais aos 15 anos, quando optei pela dieta vegetariana. A partir daí fui voltar a cozinhar quando mudei de cidade para cursar a faculdade e fui morar com amigas, tendo que aprender a cozinhar “na marra”. Mesmo com comidinhas simples percebi que as pessoas foram gostando do que eu cozinhava. Isso me motivou a continuar e a constatar que cozinhar era uma maneira de expressão e exercício de criatividade também, além de demonstração de afeto, carinho, amizade, amor e todos os sentimentos que nutrimos pelos entes queridos.
Simples Assim – O que lhe dá mais prazer cozinhar?
Sandra – BOLOS!!! Não consigo passar mais de uma semana sem fazer um. Acho que é meu maior mérito culinário, sem falsa modéstia. Em segundo lugar amo fazer pães de todos os tipos e maneiras.
Simples Assim- Ir para cozinha : prazer ou obrigação?
Sandra – Sempre vou cozinhar com prazer, mesmo por obrigação. Se der preguiça, logo ela vai passando quando me envolvo no processo. Diz a sabedoria popular “o comer e o coçar é só começar” e eu tomo a liberdade de dizer que o “comer e o cozinhar” também.
Simples Assim– Como surgiu o blog?
Sandra – O blog surgiu meio que por acaso, como um registro daquelas receitas que vinham de família, amigos ou aquelas que fazia de momento, sem receita definida, e queria registar. Mais do que simplesmente passar uma receita, gosto de compartilhar o contexto, a origem ou algum fato curioso relacionado à ela. Acho que isso torna o blog mais humano, mostra para os leitores que somos pessoas falíveis, que estamos aprendendo sempre e que não estamos em posição de ensinar, mas sim de compartilhar.
Simples Assim- Qual o maior estímulo para mantê-lo?
Sandra – O carinho e o retorno que recebo dos meus leitores, sem sombra de dúvida, e isso não tem sido pouco não. Mesmo as pessoas que passam silenciosamente por ele, e os números de acesso me provam isso, tem me mostrado que as pessoas entendem a proposta do blog e estão gostando de acompanhá-lo. Estou sendo mimada no bom sentido! rsrs
Simples Assim – Qual sua maior fonte fonte de inspiração?
Sandra – As receitas de cunho afetivo, aquelas que dizem algo além do visível. Falo sempre que alimentar é um termo amplo, mais do que nutrir somente o corpo, mas também a alma e o espírito. Gosto muito de compartilhar as receitas simples que de alguma maneira já passaram pela cozinha ou mesa de muitas famílias e que só o fato de um leitor vê-las no blog já despertem as boas lembranças. Gosto das receitas com memória afetiva.
Simples Assim – Conte uma grande alegria que o blog lhe proporcionou.
Sandra – Conhecer pessoas que mesmo no mundo virtual se tornaram amigas de verdade. Algumas moram muito longe e o blog foi um canal de contato para que essas viessem a fazer parte da minha vida.
Simples Assim – Alguma tristeza, decepção?
Sandra – Olha, a decepção é com pessoas que utilizam conteúdo dos nossos blogs sem pedir autorização como se fossem delas. Essa falta de respeito me chateia muito. O que me consola é que essas pessoas nunca saberão do que é de verdade ter um contato sincero com seus leitores, de trocar experiências com seus colegas e de se sentirem capazes de produzir um conteúdo próprio que gere interesse na blogosfera. São piratas, não blogueiros.
Simples Assim– O ” Caldeirão” é uma prioridade na sua vida?
Sandra – Não diria prioridade, mas ele está entre as minhas responsabilidades diárias. A partir do momento que nos propomos a criar um blog e pessoas passam a nos seguir temos que optar em colocar o blog como uma espécie de hobby com compromisso. Não consigo passar muitos dias sem atualizá-lo, pois para mim é um prazer fazer o Caldeirão.
Simples Assim – Sua comida inesquecível.
Sandra – Falo que a minha comida preferida é aquela que alguém faz para mim carinhosamente. Mas tem um risotto de alcachofra que comi em um restaurante italiano na costa da Califórnia que até hoje sonho com ele.
Simples Assim– Qual o ingrediente que não pode faltar na sua cozinha?
Sandra – Criatividade, prazer e amor, entre os “etéreos”. Os “palpáveis” seriam os vegetais, frutas, açúcar e canela.
Simples Assim– Qual o/a chef que lhe inspira?
Sandra – Tenho profundo respeito pelos chefs, técnicas culinárias e afins, mas o que me inspira é o free style dos cozinheiros mesmo. Dentre os conhecidos, gosto da Nigella Lawson, do Jamie Oliver. Uma chef que tenho admiração por levar a culinária vegetariana a um patamar mais gourmet é a Tatiana Cardoso, do restaurante “Moinho de Pedra”.
Simples Assim– Como é a relação da sua família com o “Caldeirão”? Ela lhe estimula?
Sandra – Sim com toda certeza, são meus provadores oficiais, assim como os amigos. Cada vez estão mais e mais exigentes, não sei por quê…rsrs
Simples Assim – Para Nigella ” Cozinhar é como escrever, e ler, como comer”. Você concorda?
Sandra – Não conhecia esse conceito dela, não só concordo como acho extremamente interessante essa analogia. Vou aproveitar e acrescentar que blogar é compartilhar as receitas com mais e mais amigos, não só com aquele círculo restrito que temos em nossas vidas “reais”. É como estender a mesa, colocar sempre um lugar a mais para quem quiser chegar. Enfim, é isso!
Se quiser conferir as outras entrevistas e só clicar nos blogs participantes:
Aromas e Sabores
Na Biroskinha
Comidinhas da Patroa
Receitas do Caldeirão da Bruxa Solar
Pilotando um Fogão
Yes, we cook
Tá bom de Sal
Frango com Pequi
Temperaria
Muito legal a entrevista, Lylia! Adorei! Beijos
Olá Lylia!
Parabéns à vc e a Sandra, bela entrevista, ótimas
respostas, sucessos pra vcs!
Bjs
Lylia minha querida, é uma honra em primeiro lugar fazer parte do Simples assim com tanto carinho. Uma pessoa de abraço quente e riso fácil como você não é difícil de gostar logo de cara, mas confesso que mesmo assim fiquei muito surpresa com esse seu alto astral quando tive o prazer de te conhecer pessoalmente (estendendo ao seu marido também).
Que bom que fazemos parte desse grupo tão unido. Não só é uma sorte, mas uma benção.
Obrigada pelas perguntas que me trouxeram um grande prazer em responder. Vou acompanhar a sua lá no Temperaria da Vivian.
Grande beijo e mais uma vez obrigada!
Adoro essas interações onde vamos conhecendo um pouquinho mais dos outros e vou já conhecer este espaço… Abraços
Lylia, dorei suas perguntas e as respostas dadas pela Sandra. Gosto muito de participar dessas blogagens pois nos permite conhecer um pouquinho mais das amigas.
Bjuss!!!
Muito bacana esse projeto de vocês, a entrevista foi perfeita, com perguntas que nós gostaríamos de fazer.
Estive no Temperaria, mas realmente a entrevista contigo, ainda não foi postada. Aguardarei.
bjs
Oi Lylia
Já gostei de cara da Sandra, quando ela disse que o maior prazer dela na cozinha, é fazer bolos e depois pães, minhas duas grandes paixões culinárias.
Gostei muito da entrevista, muito bacana, realmente deve ser uma pessoa muito legal e simpática.
Vou lá visitar o blog da Sandra e depois vou ver a sua entrevista.
Agora deixa eu correr que ainda tenho um almoço pra preparar.
Beijos.
Queria amiga parabéns pelas perguntas, esta iniciativa da Andréa é fantástica, adorei também as respostas da Sandra, é bom pois a gente passa a conhecê-las um pouco mais, vou lá espiar se a sua entrevista já está no ar, bjs !!!
Gente, amandooooo ler as entrevistas, a Sandra mostrou realmente o que ela é nas respostas!
E quem aqui não ama cozinhar!?
bjs, Lívia
Oi Lylia,
Parabéns para ambas pela agradável entrevista, adorei conhecer melhor a Sandra, pois existem sempre muitos pontos coincidentes entre nós blogueiras.
Beijos,
Vânia
parabéns meninas!
Lylia, parabéns pela entrevista!!!
Adorei suas perguntas e, claro as respostas da Sandra.
Genial essa iniciativa da Andrea! Vou ficar de olho para ler a sua no blog da Vivian.
Beijocas!
Adorei a entrevista , gosto muito do blog da Sandra.
bjs
Este comentário foi removido pelo autor.
Oi Lylia, parabéns por conduzir tão bem a entrevista e parabéns p/ Sandra pelas respostas objetivas e sinceras.
Bjssssss querida
Adorei a post… Parabéns pela entrevista :0)
Beijos Márcia (Rio de Janeiro – Brasil).
http://decolherpracolher.blogspot.com
Lylia querida parabéns pela entrevista adorei beijos Luci
Lylia para bens pela entrevista ficou ótima as respostas…
Lylia queria saber de vc se vc congela alguma comida , se tens alguma receita enfim estou tentando tornar a minha vida mais leve e prática por isso estou a procura a começar pela alimentação prática… Gostaria de fazer um prato para cada dia da semana tipo cozinhar em um só dia a comida da semana inteira, mas sempre fazendo um arroz fresquinho , um feijão, purê , saladas enfim seria só a carne entende? Desculpa te incomodar com isso tá..
Beijos Dani
Oi Lylia, parabéns pela entrevista.
Conheci seu blog e não resisti, já estou seguindo.
Beijos, Carla
Muito bom conhecer melhor as blogueiras-parceiras através dessas entrevistas… Já sabia que a Sandra era "gente fina"… rs Depois dessa entrevista então, muito mais! 🙂
Super iniciativa da Andréa, é bom saber um pouco mais sobre as amigas blogueiras.
Beijos
Tem sorteio relâmpago no blog.
Oi Lylia!
Parabéns pela entrevista amiga, me deu muita vontade de conhecer esse "Caldeirão" rsrsrs…vou dá uma passada por lá. Ah…e vou ver as outras entrevistas também.
Tenha um lindo dia!
bjus!