Parece simples assim mas não é. Cozinhar uma massa no ponto, ou seja al dente, tem seus segredinhos. E para atender a muitos pedidos trago hoje 5 dicas que vão acabar de vez com suas dúvidas sobre o cozimento de uma pasta.
Os cuidados começam antes mesmo do cozimento.
1 – Para cada pessoa, calcule de 80 a 100 gramas de massa (macarrão) crua. Como o seu volume triplica depois de cozido, essa quantidade passará para 250 gramas.Para cada 100g de massa, o ideal é utilizar 1 litro de água para cozinhar, portanto, para 500g o correto é que se utilize cinco litros de água. Use sempre uma panela grande para o cozimento.
2 – Não adicione azeite na água: Um dos mitos sobre cozinhar macarrão é que devemos adicionar óleo ou azeite na água para evitar que grude. Na verdade,para que ele não grude o ideal é mexer de vez em quando para separar os fios e a água deve estar fervendo antes de colocar o macarrão.
3 – Não quebre as massas longas, como o espaguete, ao colocá-las na água.
4 – Não lave o macarrão em água fria .Dessa forma você vai tirar o amido e o molho não vai grudar na massa. O que você deve fazer é tirar o macarrão antes de completar o cozimento, pois enquanto quente ele ainda esta sendo cozido, então adicione um pouco de azeite e mexa bem para que ele fique soltinho e deixe esfriar naturalmente.
5 – Sempre que cozinhar macarrão deixe para colocar o sal apenas quando a água já estiver fervendo, pois o sal faz com que a água demore para entrar em ebulição.O ideal é colocar sal grosso.
6 – Quando fizer macarrão alho e óleo separe uma colher de sopa da água do cozimento e adicione na panela junto com o molho antes de adicionar o macarrão, isso vai fazer com que o molho grude no macarrão.
7 – Ao cair na água, a massa deve ser movimentada ligeiramente com o auxílio de uma colher para que cozinhe igualmente.
8 – A panela deve ficar destampada durante o cozimento.
9 – Para saber se a massa chegou ao ponto certo, não há melhor regra que aquela de extrair um fio/pedaço e mastigá-lo para ver a sua consistência. Tem gente que gosta de fazer o “teste da parede” : jogue um fio do macarrão na parede de azulejo. O ideal é que o fio escorra. Se grudar, significa que já passou do ponto, se cair, ainda não está pronta.
10 – A massa deve ser servida, de preferência, imediatamente após o cozimento.
Excelentes dicas!
Beijinhos
food&emotions
http://fefoodemotions.blogspot.pt
É mesmo isso Lylia. Algo que parece tão simples como massa, se não for bem cozinhado, pode tornar-se numa refeição de pesadelo.
Adorei as dicas. Obrigada!!
Um beijinho,
Lia
Amiga eu tá vá fazendo muita coisa errada rsrs…
uma das era lavar o macarrão. Mas agora aprendi, obrigada Lylia!
Bjus!
Oi Lylia
Algumas destas dicas aprendi com minha filha que fez curso de gastronomia, não sabia sobre o item nº 4, muito interessante.
Beijo