Uma tarefa diária que me propus: viver sem estresse.Fácil? Não, não é. Quando penso que está tudo sob controle algo inesperado acontece e o tal do estresse chega sem pedir licença.Mas não desisto.Livros, meditação, hábitos mais saudáveis e técnicas de relaxamento tem me ajudado a ter uma vida mais leve, apesar dessas recaídas.Mas, sempre é bom estar atenta e praticar a leveza na vida.
Como sei que o assunto não atinge só a mim partilho com você umas dicas legais que vão nos ajudar nesse desafio.
Ah! Antes que você me pergunte se estresse se escreve dessa forma ou assim – stress – vou vou tirar essa dúvida que esclareci com o professor Pasquale. A palavra stress é de origem inglesa mas já foi “aportuguesada” passando a ser escrita estresse.
Confira agora essas dicas e perceba que viver sem estresse é muito melhor.
1 – Identifique as suas fontes de estresse.
De todos, este é o passo mais importante. Ser capaz de identificar as suas fontes de estresse é o primeiro passo para poder eliminá-las efetivamente. Pare para pensar 5 ou 10 minutos sobre as coisas que tornam os seus dias mais estressantes. Quais são as pessoas, as atividades, as tarefas ou as coisas que considera serem a raiz de todo o seu estresse? Elabore uma lista das top 10 e veja o que pode ser eliminado . Para aquelas que não têm uma solução definitiva, procure formas de as atenuar, tornando-as menos estressantes.
2 – Elimine obrigações desnecessárias.
A nossa vida está cheia de obrigações, começando com as profissionais e passando pelas familiares, as cívicas, as tarefas domésticas e aquelas ligadas a instituições, associações ou paróquias; terminando nos passatempos, atividades desportivas, culturais e online, entre muitas outras. Pese cada uma individualmente: a quantidade de estresse que produzem versus o valor que retira de cada uma. Seja radical e faça o que tiver de fazer para eliminar aquelas que lhe proporcionam mais estresse do que prazer.
3 – Procrastinação.
Deixar para amanhã aquilo que pode ser feito hoje – todos fazemos isto! Só que ao deixar que os afazeres da sua vida se amontoem, também gera estresse. Desenvolva o hábito de “fazer agora” ou “tratar imediatamente” e mantenha tudo sobre controle e em dia.
4 – Desorganização.
Todos temos uma pontinha de desorganização dentro de nós. E a desorganização também é estressante – visualmente é horrível e, se nos impede de encontrar as coisas que necessitamos, pior ainda! Reserve um tempinho para se organizar: comece com o escritório e os mil e um papéis que lá estão , passando progressivamente para as coisas de casa.
5 – Atrasado.
Estar atrasado estressa qualquer um. Aprenda a chegar cedo, faça deste um novo hábito e vai ver como se livra desse maldito estresse! Faça um esforço consciente para chegar sempre cedo, assim também poderá sair mais cedo. Cronometre, por exemplo, o tempo que demora a se arrumar, sair de casa e chegar ao emprego, por exemplo… de repente é até mais rápido do que pensa, não? Uma vez familiarizado com os seus “tempos”, basta começar 10 minutos mais cedo, para chegar a todo o compromisso com 10 minutos de antecedência, com calma e sem estresse… é uma sensação fantástica!
Amei as dicas e No Stress.
Bjus
Muito bons conselhos como sempre Lylia!!
Beijinho,
Lia
Obrigada, Tina1
Bj
Muito obrigada, querida Lia!