Uma arte mesmo essa de se desapegar e não acumular coisas.Eu tinha o hábito de colecionar alguns objetos, como: caixinhas de fósforos de hotéis e restaurantes, imãs de geladeira, bolachas de chopp, copos diferentes e outras coisinhas mais. Até que um dia percebi que o pó estava se acumulando por cima deles, que tinha que arrumá-los melhor, que nem tinha tempo de admirá-los e preservá-los como gostaria… Decidi que era hora de abrir espaço. Me livrar do desnecessário. O que for útil e necessário estará comigo, o que não for vai para o lixo ou , se for útil para alguém, será doado.,
Prá que juntar?, pensei. Naquele mesmo instante me veio à mente aquele versículo bíblico:
Não acumuleis para vós outros tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde ladrões arrombam para roubar. (Mt 6,9) e vi que realmente não fazia sentido juntar, acumular.
E para completar, li, outro dia, um artigo muito bom sobre o assunto que apontava os 10 benefícios ao livrar-se de coisas que perderam o sentido. Caiu como uma luva para mim e logo me lembrei de trazer para o nosso sábado de “Receitas para uma vida mais leve” como forma de nos ajudar a nos livrar do desnecessário e caminharmos com mais leveza na vida.
- Desapegar pode dar a pessoa a sensação de ser um agente transformador e, isso faz com que ela sinta que tem um papel maior perante a sociedade.
- Fazendo o bem ao outro, durante um desapego, segundo cientistas, é possível estimular o centro do prazer do cérebro, quanto mais a pessoa fizer a prática de ajudar, mais ele será estimulado.
- A pessoa que desapega com o intuito de ajudar, também tem uma maior sensação de felicidade.
- Começar o desapego em pequenas doses, pode fazer com que a prática vire um estilo de vida.
- Pare de guardar muita roupa ou acessórios e objetos. Ser acumulador não faz bem à saúde.
- Na vida, é sempre bom apreciar as experiências (como viajar, fazer o bem ao outro, ir a uma festa com os amigos) e diminuir a quantidade de posses.
- A pessoa pode usar a sua energia a favor do próximo ao praticar o desapego.
- Doar libera espaço e pode trazer a sensação de liberdade.
- Pessoas desapegadas sofrem menos. Assim, elas não ficam tão tristes se aquela blusa de uma marca badalada voltou com uma mancha enorme da lavanderia, por exemplo.
- Desapegar sempre dá espaço ao novo.
Oi Lylia
Desapegar eu procuro praticar sempre,e isto faz um bem enorme pra gente, agora, a blusa de marca badalada voltar com uma mancha enorme da lavanderia, dá vontade de chorar.
Beijo.
Oi Lylia,
Eu tenho a maior facilidade para me desapegar, mas meu marido é acumulador. vira uma briga aqui em casa, eu jogo e ele recolhe! Acho que vou mandar este seu post para ele ler.
Bjs