Você sabe como surgiu o nosso famoso brigadeiro? E o filé Oswaldo Aranha? Aquele coberto com uma generosa camada de alho? Não sei se você é como eu, mas quando descubro a origem de um prato agrego até mais valor a ele.
Gosto de saber a origem, o que provocou o nome e outras curiosidades gastronômicas. Outro dia li uma reportagem no jornal Correio Braziliense que contava a história de várias dessas comidas.E, para satisfazer a curiosidade de muitos que já me perguntaram sobre o assunto trago na “Terça das dicas” de hoje a origem de 5 pratos famosos:
1 – Estrogonofe De origem russa, ele foi criado no séc XVI em um contexto de guerra.Os soldados, liderados pelos czares, precisavam atravessar longas distâncias e transportavam pedaços de carne imersos em sal grosso.Na hora da fome a carne era preparada com cebolas e creme azedo. No século seguinte, um cozinheiro do czar Pedro, o grande, adicionou tomates à receita.Os outros ingredientes como mostarda, páprica e champignons foram incorporados pelo chef francês Thierry Costelete.O prato ganhou o mundo graças a refugiados russos que chegaram à França durante a revolução Bolchevista, em 1917.
2 – Crepe Suzette
Uma das versões que explicam a origem da receita está relacionada ao restaurante Café de Paris, em Monte Carlo, Mônaco. Na época, o príncipe de Gales, o então futuro rei Eduardo VI, estava acompanhado de uma bela morena. Para impressioná-la, pediu um preparo especial ao chef Henri Charpentier. O cozinheiro utilizou dose exagerada de licor, flambando-o acidentalmente.A técnica encantou a moça, Suzette, que emprestou o nome a um dos sabores de crepes mais famosos do mundo.
3 – File à Wellington
Criado em homenagem a Arthur Wellesley, general e estadista britânico que derrotou Napoleão Bonaparte em Waterloo, é originalmente preparado com filé mignon, cogumelos, foie gras, manteiga e massa folhada
4 – Frango à Kiev
O prato de origem ucraniana homenageia a capital do país durante o período da Rússia czarista. Preparado em ocasiões especiais , é composto por peito de frango recheado com queijo, ervas e manteiga.Pode ser servido frito ou assado.
6 – Bauru
O sanduíche que fez o maior sucesso no Encontro Gourmet é resultado do pedido de um estudante de Direito da Faculdade Largo do São Francisco em São Paulo.Ele frequentava o Ponto Chic e sempre pedia o mesmo sanduíche de queijo com rosbife, pickles e tomate.A combinação de sabores, recebeu o apelido do estudante,Bauru, uma referência à cidade natal localizada no interior do estado.