Conforme prometi, trago hoje uma receita super especial para sua ceia de Natal: Camarão com catupiry. Esse prato foi uma das tantas “estrelas” de nosso Natal harmonioso. Leva a assinatura da Zezé, que em tudo que faz coloca muito amor e capricho. Diferente de mim, ela não é adepta dos pratos “simples assim” então já viu que esse é um pouco mais elaborado do que aqueles que você está acostumado a ver por aqui. Mas garanto que vale a pena reproduzi-lo.
Com muito carinho ela me deu a receita que tenho a alegria de partilhar com você. Vou colocar do jeitinho que ela mandou para mim.
Camarão com catupiry e maçãs à moda Zezé
Esse prato comi há muitos anos em um restaurante praiano, no Rio de Janeiro.
Depois que consegui a receita, faço até hoje com uma ou outra alteração, daí que virou “à minha moda” rsrs
Exige um pouquinho de trabalho, do jeito que gosto rsrs já que receitas vapt-vupt não me atraem.
Não tenho porções definidas, mas para o prato que levei, usei 2 quilos de camarões médios (pesados sem as cabeças e as cascas)
Gosto de comprar camarões com cascas, pois elas são aproveitadas para fazer um bom caldo, que tempero com alho poró e ervas. Reservo.
Os camarões são temperados com sal e limão e salteados numa mistura de óleo e manteiga, por uns 2 minutos, em pequenas porções, para não criar água. Reservo.
Faço um refogado com bastante tomate, sem pele nem sementes, alho e cebola, caldo do camarão (que foi reservado) e uma xícara de creme de leite fresco. Deixo reduzir um pouco, acrescento os camarões e salsa picadinha. Essa mistura não deve ficar rala.
Forro uma assadeira com catupiry, coloco a metade dessa mistura por cima. Espalho algumas porções de catupiry e completo com o restante da mistura.
Cubro toda a superfície com lâminas de maçã verde (feitas no mandolin) e por cima mais catupiry, que achato para ficar bem fino.
Para decorar:
Cozinho duas batatas médias, amasso bem para evitar qualquer grumo, levo ao fogo com uma pitada de noz moscada, meia colher de manteiga e uma pitada de sal.
Depois de frio coloco no saco de confeitar, com bico pitanga, e contorno toda a assadeira.
Levo ao forno para gratinar.
Ainda do nosso Natal harmonioso. Na primeira, da esquerda para a direita, eu e a Tatiana, eu e a Juliana e embaixo, a Zezé e eu e na outra a Valentina, a Andréa, eu e a Zezé.