Você já comeu matambre? Não? Nem sabe o que é? Pois não sabe o que está perdendo. Matambre é um pedaço de carne que se extrai entre a pele e a costela do porco ou do gado. Ele pode ser preparado de várias formas. A mais conhecida é o matambre recheado e foi essa delícia que nossa amiga harmoniosa, Valéria, levou para o nosso Natal: um matambre recheado com farofa , bacon,além de pedaços grandes de cebola grelhada na gordura do bacon e tiras de queijo muçarela. Deu para sentir a delícia que é?
Quando pedi a receita ela me disse que se inspirou em um do Rodrigo Hilbert. E disse que se ficou bom foi ” por puro carinho e dedicação! Porque vocês merecem!!!!”. Muito obrigada pelo carinho, Val, seu matambre ficou realmente divino.
Agora vamos a receita do jeitinho que ela explicou.
Matambre recheado – do jeito que a Valéria fez
- Encomendei ao açougueiro uma peça de matambre, pedindo para ele retirar a parte do couro, picando-a em pedacinhos.
- Pode-se usá-la como torresmo ou para temperar o feijão (dica da Zezé). Não fica bom enrolar a carne com esse couro.
- Tempere a gosto: eu uso sal, alho, pimenta sempre moída na hora, tudo na véspera. o preparava o recheio. Meia hora é o suficiente para que a acidez do limão não cozinhe demais a carne.
Recheio:
- Dourei tirinhas de bacon, sem fritá-las demais. Retirei-as da frigideira e nessa gordura dourei cebola picada, banana da terra, acrescentando uma mistura de farinhas, a seu gosto; pode ser de pão e de mandioca fina.
- Além da farofa e do bacon, acrescentei ao recheio pedaços grandes de cebola grelhada também na gordura do bacon e tiras de queijo muçarela (mas poderia ser outro queijo). Enrolei como rocambole e fechei com barbante.
- Levei ao forno alto envolto no papel alumínio, por cerca de uma hora.
- Após, retirei o papel e deixei por mais uma hora até cozinhar bem e dourar a superfície, regando de tempos em tempos com o caldo da assadeira. Geralmente cada quilo de carne leva cerca de uma hora para assar.
- Ao final, pode-se fazer um molho usando o caldinho que restou na assadeira, deglaçado com vinho branco seco, mostarda e mel, deixando apurar.
- Sirva bem aquecido sobre a carne.
Mais do nosso Natal. A Valéria é a que aparece em destaque.
Bom demais cozinhar coisas gostosas, e principalmente, dividir com as pessoas que queremos tão bem!!!!!!!! Assim foi esses dia, bom antes, durante e depois … lembranças que ficam….
Faz mto tempo que não como matambre de porco! você saberia me dizer onde encontrar? Em SP ?
OI Joyce,
Geralmente eles são vendidos em açougues, em supermercado nunca vi. Esse foi minha amiga que comprou e me disse que foi em um açougue aqui em Brasília.
Bj,
Lylia