Quer conhecer os 7 erros para evitar quando cozinhar massa ? Eu sei que pelo menos uma pessoa está super interessada, pois, segundo ela, suas massas nunca cozinham como gostaria: ou ficam duras ou passam do ponto.
São truques simples mas de muita importância conhecê-los, pois muitas vezes você faz um molho super especial e quando vai cozinhar a massa é aquele desastre.
Prontos para aprender? Ah! Anota aí mais uma dica para comer uma massa caseira e super gostosa. Aqui em Brasília as massas Antonietta são preparadas artesanalmente e tem o sabor da verdadeira massa italiana. Se você quiser encomendar é só ligar no (61) 98327-2150. #ficaadica.
7 erros para você evitar quando cozinhar massas – dicas daqui
1 – Escolher a massa errada para o tipo de molho
Você sabia que para cada tipo de massa há um molho apropriado? Por isso que algumas vezes sua receita não ficou 100% porque você usou o molho na massa errada.
Confira, então como fazer corretamente:
Massas longas e finas são mais próprias para molhos mais líquidos, que deslizam nelas;
Massas estriadas (pennes) e em espiral são perfeitas para um molho de tomate mais espesso;
Massas curtas e um pouco abertas são ideais para os molhos com pedacinhos dos ingredientes.
2 – Não colocar água suficiente
As massas precisam cozinhar num grande volume de água, pois só assim elas poderão liberar o amido que contêm. A proporção é de 1 litro de água para cada 100 g de massas, se você quiser ter certeza de obter massas al dente.
3 – Colocar óleo na água
Muitas pessoas colocam um filete de óleo na água do cozimento para evitar que as massas colem, mas a técnica não funciona. O óleo só evita o surgimento de espuma durante o cozimento, e ainda pode selar a massa, impedindo uma boa aderência do molho.
4 – Salgar demais a água
Você sabe qual a melhor hora para colocar o sal na água do cozimento: no momento da fervura ou antes ? As últimas pesquisas mostraram que não importa qual seja o momento de salgar a água, isto não interfere no cozimento das massas. O que acontece é que, se você colocar o sal na água fria, ela demora mais a ferver. No entanto, o que é importante realmente é colocar a quantidade de sal suficiente. A medida correta é de 7 a 10 g de sal para cada 100 g de massas.
5 -Não respeitar o tempo de cozimento
Se você quiser obter massas bem “al dente”, observe regularmente o cozimento, provando a massa antes do tempo de cozimento indicado na embalagem.
Evite cozinhar muito o macarrão pois isto interfere não somente na textura das massas mas também sobre o índice glicêmico (uma massa “al dente” demora mais a ser digerida e libera mais lentamente o carboidrato, assim não aumenta rapidamente o teor glicêmico no organismo).
Cozinhe também suas massas em água em grande fervura, assim elas apresentarão uma boa consistência.
6 – Passar a massa por água fria
Quando você ‘lava’ a massa ela perde todo o seu amido, o que vai impedir uma boa aderência do molho. Por isso, o único caso em que se deve ‘lavá-la’ é quando forem utilizadas em saladas. Mesmo assim, os mais puristas, dirão que isto altera o gosto. Se você deseja ou precisa que a massa permaneça mais soltinha, a dica é colocá-la em um recipiente largo e raso e acrescentar um pouco de azeite.
7 .Não utilizar uma escumadeira
Escorrer a massa em um coador ou escorredor é um hábito quase unânime. Ao contrário disso, o mais indicado é utilizar uma escumadeira para retirá-la da água. Você pode colocá-la diretamente na panela com o molho e usar um pouco da água do cozimento para ligar tudo: basta deixar ferver por 1 minuto (não mais) antes de saboreá-las. É assim que fazem os chefs nos restaurantes italianos.