Fazer essas cebolas assadas com manteiga e alecrim foi uma deliciosa experiência para aproveitar a safra. Os preços no mercado estavam tão bons que cheguei a comprar cebola a R$ 0,43 o quilo ! Claro que eu tinha que aproveitar !
Mas, o que fazer com tanta cebola? Já tinha feito galette de gorgonzola com cebola caramelizada e abóbora , quiche de tomates e cebolas e quiche de cebolas com bacon. Recorri então ao ótimo ” O que tem na geladeira?” que sempre me inspira em momentos assim. E encontrei essa delícia.
Rapidamente elas ficaram prontas e , naquele dia, foram um ótimo aperitivo para a cervejinha gelada. Mas já pensei em usá-las como acompanhamento de carne assada que, com certeza, ficarão perfeitas.
Ah! Vale lembrar também os inúmeros benefícios da cebola, como o seu poder diurético, expectorante , bactericida e fungicida. Além de ser muito útil em processos como resfriados, tosse, bronquite, dor de garganta e outras doenças respiratórias.
Com tudo isso, vale ou não vale a pena consumir mais cebolas?
Se você não gosta experimente essa receita que aposto que você vai mudar de ideia.
Cebolas assadas com manteiga e alecrim – receita da Rita Lobo
Ingredientes:
- 6 cebolas
- 50 g de manteiga
- alecrim a gosto
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Como fazer:
1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
2. Lave, seque e corte o topo de cada cebola. Descarte apenas a primeira camada de casca e corte uma fatia fina da base, mantendo a raiz, apenas para cada cebola ficar de pé. Corte a manteiga em seis cubinhos.
3. Disponha as cebolas numa assadeira, uma ao lado da outra, com a parte cortada para cima. Tempere generosamente com sal e pimenta-do-reino e coloque folhas de alecrim e 1 cubo de manteiga sobre cada uma.
4. Leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 40 minutos, até as cebolas ficarem macias. Aumente o forno para 220 ºC (temperatura alta) e deixe assar por mais 15 minutos, até dourarem bem.
5. Assim que estiverem douradas, retire as cebolas do forno e sirva a seguir como acompanhamento de assados, grelhados ou mesmo como entrada com um bom pão caseiro.