Esse Viradinho de milho-verde vai deixar sua quinta sem glúten ainda mais gostosa.
Feito com milho in natura e farinha de milho flocada, ele “ é capaz de trazer lembranças de casa com fogão a lenha, no interior, mesmo que você nunca tenha estado em uma”, como ele foi descrito no site do Panelinha, de onde tirei a receita.
Eu já conhecia o Virado de feijão, aquele feito com farinha de mandioca e bacon, mas esse me surpreendeu pela leveza e sabor.
Que tal experimentar nessa quinta? E se você tiver uma costelinha de porco dando sopa, garanto que vai ser um “casamento” perfeito.
Que nossa quinta seja de muita alegria e sabor.
Ah! Vou para São Paulo este final de semana para participar da 6ª edição do Encontro Gourmet. Um evento que reúne vários foodbloggers do Brasil, organizado pelas blogueiras Sandra Reis, Dani Abolim e Cecília Padilha. Fique de olho que na próxima semana conto tudo para você.
E se você quiser saber como foi ano passado é só clicar aqui.
Viradinho de milho-verde – receita da Rita Lobo
Ingredientes:
- 4 espigas de milho (cerca de 2 xícaras (chá) de milho debulhado, caso queira usar o congelado)
- 1 cebola
- 1 ½ colher (sopa) de manteiga
- 1 xícara (chá) de farinha de milho flocada
- 2 xícaras (chá) de água
- ½ maço de salsinha
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Como fazer:
1. Descarte a palha, o cabelo e lave bem as espigas de milho sob água corrente. Numa tábua (ou dentro de uma assadeira grande), apoie uma das espigas de pé e com uma faca corte os grãos de milho para debulhar (se preferir, utilize um extrator de grãos próprio para milho). Transfira os grãos para uma tigela e repita com as outras espigas.
2. Descasque e pique fino a cebola. Lave, seque e pique fino as folhas de salsinha.
3. Leve uma panela média ao fogo baixo. Quando aquecer, junte a manteiga, a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 3 minutos, mexendo bem, até murchar. Acrescente os grãos de milho e refogue por cerca de 5 minutos, até que o milho ganhe um tom mais vivo.
4. Regue com a água, misture e deixe os grãos cozinharem por cerca de 5 minutos – a água não deve secar, pois vai umedecer a farinha no próximo passo. Acrescente a salsinha picada e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
5. Mantenha a panela em fogo baixo e junte a farinha de milho flocada aos poucos, sem parar de mexer – o virado deve ficar bem úmido. Desligue o fogo, transfira para uma travessa e sirva a seguir.
Olá Lylia,
Deve ter ficado uma delícia! Gostei dessa receita.
Beijos,
Deus abençoe.
Obrigada, donna Gatta! Fica bem gostoso mesmo!
Bj,
Lylia