Você já ouviu falar em Devil’s Food Cake? Aquele bolo de chocolate, muito conhecido dos americanos, mais úmido e aerado que os outros e que usa café para acentuar o sabor, e chocolate em pó no lugar do achocolatado ? Pois é exatamente ele que trago hoje para você.
Demorei muito tempo para decidir fazê-lo, pois quando lia a receita, achava estranho colocar água fervente na massa, achava que não ficaria bom. Mas, quando vi no blog do meu “inspirador mor” de bolos e doces me animei a fazê-lo , pois tudo que o Richie faz é simplesmente delicioso.
Por sinal, são dele o melhor bolo de laranja, o bolo de brigadeiro, a Tarte Tatin e tantos outros que já coloquei aqui no blog. Todos aprovadíssimos. E com o Devil’s Food não foi diferente.
Foi feito em uma ocasião bem especial. Minha filha Lívia, chocólatra assumida, passou 40 dias sem comer doce para um desafio Fit e naquele fim de semana ela iria voltar a comer e queria algo especial. Pronto, era a oportunidade que estava esperando para fazer o bolo.
Imagina um bolo “chocolatudo”, cheio de pedacinhos de chocolate dentro, macio e com uma calda generosa de chocolate? Esse mesmo e, claro, a Lívia adorou.
Valeu demais a receita, Richie. Mais uma vez obrigada por sua contribuição à cozinha do Simples Assim.
Que nosso fim de semana seja inspirador!
Devil’s Food {Bundt} Cake *
Rende um bolo de 29cm de diâmetro e 10cm de altura]
Ingredientes:
- 300g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente;
- 1 xícara de cacau em pó;
- 1 xícara de água fervente;
- 1 colher de chá de pó para café instantâneo [opcional];
- 1 xícara de sour cream*;
- 3 xícaras de farinha de trigo;
- 1/4 de colher de chá de sal;
- 1 colher de chá de fermento em pó;
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
- 2 e 1/4 xícaras de açúcar refinado;
- 4 ovos;
- 1 colher de sopa de extrato de baunilha;
- 1 e 1/4 xícaras de gotinhas de chocolate
- 1 colher de sopa de farinha de trigo [para envolver as gotas de chocolate].
- Manteiga e cacau em pó para untar e polvilhar a fôrma.
Ingredientes da cobertura:
- 1 xícara de creme de leite fresco;
- 240g de chocolate meio amargo , picadinho;
- 1 pitada de sal.
- 60g de chocolate meio amargo em tablete, para decorar [opcional].
Como fazer:
- Preaqueça o forno a 170 graus.
- Unte com manteiga uma fôrma de buraco no meio com capacidade para 12 xícaras. Polvilhe cacau em pó, bata para espalhar bem e descarte o excesso. Reserve.
- Em uma tigela média misture o cacau em pó, o café instantâneo e a água fervente, até dissolver completamente. Junte o sour cream¹, misture bem e reserve.
- Em outra tigela misture a farinha, o sal, o fermento e o bicarbonato. Reserve.
- Na batedeira, usando o garfo tipo raquete e em velocidade média, bata a manteiga e o açúcar por uns 4 minutinhos, até conseguir um creme leve e fofo.
- Junte os ovos, um a um, batendo após cada adição. Adicione a baunilha e bata para misturar bem.
- Fora da batedeira, adicione a mistura de farinha em três adições, alternando com a mistura de cacau em duas adições. Misture bem com uma espátula grande, até ficar homogêneo.
- Misture as gotas de chocolate com a colher de sopa de farinha de trigo e junte na massa. Misture bem.
- Passe a massa para a fôrma preparada, alise a superfície com uma espátula e leve ao forno por cerca de 1 hora a 1 hora e 10 minutos, ou até que enfiando um palito de madeira no centro da massa, ele saia limpo.
- Retire o bolo do forno e deixe esfriar por 15 minutos. Desenforme o bolo sobre uma gradinha e deixe esfriar completamente.
Prepare a cobertura:
- Coloque o chocolate picadinho em uma tigela. Reserve.
- Aqueça o creme de leite fresco e sal, sem deixar ferver. Derrame o creme quente sobre o chocolate e deixe descansar por um minuto.
- Misture com uma colher delicadamente, sem bater, até ficar brilhante e homogêneo.
- Derrame sobre o bolo frio.
- Decore com raspas de chocolate ralado.
*receita do Richie, do blog A Cozinha Coletiva
Notas do Richie:
1 – Para o sour cream caseiro você pode azedar 1 xícara de creme de leite fresco em temperatura ambiente com uma colher de sopa de suco de limão. è só misturar e deixar pelo menos uma hora em temperatura ambiente;
2 –Essa receita pede uma fôrma com capacidade para 12 xícaras de massa – já fiz esse bolo 2 vezes, na primeira usando uma fôrma com capacidade para 10 xícara e realmente sobrou, tive que descartar o restante.
Nossa. essa receita parece divina, vou testar hoje mesmo… Parabéns pelo seu blog, de fácil entendimento e muito bem explicado. Já estou inscrita!!! beijos e sucesso sempre!
Que bom que gostou do blog, Sandra!
Seja bem vinda e volte sempre!
Bj,
Lylia