Com essas 6 dicas para aproveitar talos de ervas você nunca mais vai jogá-los no lixo.
Não sei se você tem o mesmo hábito que eu tinha: ao usar uma erva tirava as folhinhas e descartava os talos. Era um ato tão mecânico que nem me dava conta que poderia aproveitá-lo até que fui me conscientizando que na cozinha quase tudo se aproveita, e da importância de utilizar melhor os alimentos, desperdiçar menos, gerar menos lixo, e economizar.
Foi então que me deparei com esse texto que mostrava , entre outras coisas, que os talos das ervas agregam muito sabor aos pratos, e que existem receitas que utilizam somente eles no preparo. Que tal?
Depois disso, claro, esses verdinhos nunca mais foram para o lixo.
Se você ainda não descobriu como utilizá-lo a Terça das dicas de hoje é para você.
Que nossa terça seja de muito aprendizado.
6 truques para aproveitar talos de ervas*
1 – Use os talos como se usa as folhas :
Se você esqueceu um temperinho verde na geladeira e quando percebeu suas folhas estão amareladas. não jogue tudo fora, guarde os talos para usá-los como temperos. Tenha em mente que quanto mais perto das folha, mais concentrado o sabor. Vá picando e provando, se diminuir o sabor, reserve para outros fins.
2 – Faça seu tempero caseiro:
Mais uma boa ideia para usar os talos é fazer um sal temperado caseiro. É só bater os talos no liquidificador com alguns dentes de alho e meia cebola. Coloque um pouquinho de azeite, o suficiente para ficar mais fácil de bater no liquidificador. Bata até ficar uniforme. Retire do liquidificador e coloque em uma vasilha maior e vá adicionando sal refinado até ficar com aspecto de pasta. Guarde na geladeira.
O tempero feito assim deixa a comida mais saborosa e faz com que usemos menos sal, uma vez que vai dar mais gosto. O azeite e o sal também funcionam como conservante, mantendo o tempero verdinho por mais tempo!
3- Manteiga de ervas:
Aproveite a mesma pasta da receita da dica nº 2 e misture com um pouco de manteiga. Simples Assim.
4 – Use para dar gosto em sopas e caldos:
Os talos podem ser colocados para refogar junto com cebola e alho, por exemplo. Corte bem miudinho: quanto menor, mais sabor e mais fácil de dissolver no meio da comida para não ter que mastigá-los. Assim adicionam gosto e nutrientes às sopas, caldos e molhos.
5 – Use como espetinho:
Galhos ou talos mais grossos de alecrim e tomilho podem ser usados no lugar de palitos para os espetinhos. Além de ficar um charme dá mais sabor e aroma. Também podem ser usados como base para segurar aperitivos. Fica lindo!
6- Congele:
Se não for usar na hora, congele. Basta lavar e retirar o excesso de água com papel toalha, ou deixar secar em cima de um pano de prato. Depois de secos, coloque num saco plástico e leve direto para o congelador. Detalhe: eles ficam ainda mais fáceis de picar quando foram congelados.Quando quiser usar algum dos outros truques, é só tirar do congelador.