Essas 11 dicas básicas de cozinha são úteis para todos aqueles que gostam de cozinhar, mas especialmente para os iniciantes, que muitas vezes se veem perdidos com tanta coisa nova para aprender.
Na verdade, cozinhar não tem mistério, exige, antes de tudo, muita boa vontade e disposição para aprender. Quando a gente pega a prática tudo funciona quase que automaticamente.
Atitudes simples, como seguir a receita, devem ser levadas em conta para que o resultado seja o esperado.
O importante é praticar e nunca desistir, pois é com erros e acertos que se aprende a arte da culinária.
11 dicas básicas de cozinha *
1. Siga a receita
Parece óbvio, mas seguir as orientações na ordem em que aparecem garante que o resultado fique de acordo com o esperado. Deixe para fazer substituições de ingredientes ou tentar outros modos de preparo depois que você estiver familiarizado com as panelas.
Leia todos os passos da receita antes de começar!
2. Tenha todos os ingredientes à mão
Só comece uma receita quando a tiver lido e se certificado que tem todos os ingredientes à mão. Caso contrário, vai ser uma frustração você começar a fazer um bolo, por exemplo, e perceber que não tem ovos em casa.
3. Compre a mais
Quando for comprar ingredientes para uma receita, compre em dobro, pois, caso você não acerte da primeira vez, terá condições de refazê-la.
4. Utensílios organizados
Medidores, facas afiadas, espátulas, fôrmas, batedeira, liquidificador… Avalie se tem todos os itens adequados para fazer a receita e verifique se todos eles estão funcionando.
5. Tem gás no fogão?
Confira se há gás suficiente, principalmente ao preparar receitas que exigem mais tempo de forno, como bolo, frango e pernil assados. Na dúvida, troque o gás para garantir que o tempo de cozimento seja completo.
6. Adiante-se
Muito coisa pode facilitar sua vida na cozinha, como adiantar o preparo de alguns alimentos. Por exemplo, se no dia seguinte você vai fazer uma torta de frango, procure deixar o recheio pronto no dia anterior, assim você ganhará mais tempo.
Ervas congeladas, molhos de tomate prontos também ajudam muito.
Dessa forma, na correria do dia a dia, você diminui o tempo de preparo de uma receita no momento de ir ao fogão.
7. Sem exageros
Muitas vezes a gente cai na tentação de misturar muitos ingredientes em uma só receita, o que acaba prejudicando o paladar. Coloque somente os ingredientes indicados e, com o tempo, você se sentirá mais segura em tentar outras variações que não alterem o sabor.
8. Tempero certo
A maioria das receitas salgadas pedem sal ou pimenta do reino à gosto. Para não exagerar no tempero, vá colocando aos poucos, em pitadas, até atingir o ponto desejado.
9. Prefira alimentos frescos
É melhor utilizar alimentos sempre frescos, como frios, verduras, legumes, frutas, ovos, leite… Fique de olho também no prazo de validade. Assim você não corre o risco de estragar uma receita por causa de um único ingrediente.
10. Concentre-se
Fazer muitas coisas ao mesmo tempo pode fazer com que você esqueça algum ingrediente e , com isso, prejudicar o resultado final de sua comida
Por isso, quanto mais atenção, melhor!
11. Não desista
É normal errar na cozinha de vez em quando, portanto, não desista!
Mesmo pessoas experientes e chefs costumam errar. Por isso, não tenha medo ao se aventurar na cozinha.
Observe sempre o resultado final de seus pratos para, na próxima tentativa, evitar enganos (algo que colocou a mais, tempo de cozimento excessivo, etc…).!
*Material inspirado nesse site
Ótimas dicas pra quem tá iniciando na cozinha.
Obrigada pelo retorno, Mário!
Lylia