Quando li esses 8 passos para descongelar carne lembrei logo de um amigo que pediu à minha filha, Lívia, para me perguntar sobre o assunto.
Geralmente quando alguém quer saber algo sobre culinária lembro sempre de nossas ” Terças da dicas” e aproveito para partilhar a informação com você.
Afinal ao descongelar uma peça de carne é preciso observar alguns cuidados , caso contrário você pode risco de você por a perder a receita.
Se você tiver alguma carne no freezer fique de olho nessas dicas para fazer , sem erro, o Picadinho brasileiro, ou Maminha à moda Simples Assim ou uma das outras tantas deliciosas sugestões do Simples Assim.
8 passos para descongelar carne *
1 – Por quanto tempo a carne pode ficar no congelador?
Cada tipo de carne tem um tempo diferente de validade congelada. As carnes cortadas em pedaços têm prazo médio de validade de 8 meses, as carnes assadas ou cortadas em bifes crus têm prazo médio de validade de até 6 meses congeladas, e a carne moída tem prazo médio de validade de até 3 meses.
2- Qual a melhor maneira de descongelar uma peça de carne?
“Como regra básica, deveríamos tirar do freezer e passar para o refrigerador a carne que pretendemos utilizar com 24 horas de antecedência”, diz Marcelo Shimbo, da Prime Cater, empresa frigorífica especializada em cortes especiais
3 – Posso descongelar no micro-ondas?
O problema de usar o micro-ondas para descongelar a carne é que, se as peças forem muito grossas, há o risco de elas acabarem cozidas por fora e ainda cruas (e congeladas) do lado de dentro.
4 – Por que a gente não deve recongelar carne que já foi descongelada?
O processo de descongelar e recongelar irá fazer com que a carne perca muito líquido e, consequentemente, suculência e sabor. Além disso, dependendo do tipo de embalagem e da temperatura que a carne atingiu após o descongelamento, pode-se aumentar o risco de contaminação do produto. Na dúvida, melhor descartar.
5 – Como a gente sabe que a carne congelada ainda está própria para uso?
No caso de pequenas oscilações de temperatura (quando, por exemplo, acaba a energia elétrica), a carne dificilmente descongela totalmente a ponto de comprometer o consumo – afinal, como explica Fernanda Suzumura, o freezer é capaz de manter sua temperatura após algumas horas desligado (como no caso de uma queda de luz).
“Mas, após descongelar essa carne, o consumidor poderá abrir a embalagem e após 3 a 5 minutos em contato com oxigênio, avaliar se a carne está com alguma alteração na coloração ou odor”, explica Marcelo.
6 – Tem problema descongelar colocando a peça dentro de uma tigela com água quente?
Colocar na água é um processo que acelera bastante o descongelamento das carnes, mas com isso se perdem muitas vitaminas do alimento e, na grande maioria das vezes, também o sabor, pois a comida fica com um aspecto feio. A dica é do Bruno Rabinovici, do açougue paulistano The Butcher.
7 – Precisa descongelar a carne totalmente para colocar na panela ou chapa?
O ideal é descongelar completamente a carne, pois a superfície da peça pode estar cozida, mas o interior pode estar ainda cru e, muitas vezes, frio. Além disso, carne muito fria colocada na chapa irá esfriar a temperatura da chapa e retardar o processo de cocção. Se for um grelhado, isso irá “cozinhar” a carne em vez de grelhar.
8 – Quais os cortes que congelam melhor? E quais não são bons para congelar?
“Todos os tipos de carne podem ser congelados, com exceção dos miúdos e das vísceras, que estragam com mais facilidade”, diz Bruno.
Caso as vísceras não sejam consumidas de imediato, elas devem ser fervidas e mantidas em refrigeração por um período de, no máximo, dois dias.
*informações colhidas nesse site
Olá, querida Lylia!
São dicas preciosas, descongelar carnes não pode ser de qualquer jeito por causa das bactérias.
Amo suas dicas, seu blog é 10!
Beijinhos ♥
Muito obrigada, querida Andréa!
Bj,
Lylia