Conhecer esses 5 tipos de farinha lowcarb vão lhe ajudar a preparar as receitas com baixo carboidrato que são publicadas aqui no Simples Assim.
Desde que comecei a postar receitas lowcarb, muitos leitores tem me perguntado sobre as farinhas que uso para o preparo desse tipo de alimentação.
São muitas variedades, sendo que algumas podem até ser feitas em casa. Mas, facilmente você as encontra em lojas especializadas.
Essas farinhas, além de isentas de glúten, tem baixa quantidade de carboidratos e são ricas em fibras.
Elas podem ser usadas, de forma geral, em preparações de bolos, tortas, panquecas, pães e muito mais.
Aqui no blog você vai encontrar muitas receitas com elas, como esse Bolo de frutas secas, esse Pão de farinha de amêndoas, essa Foccaccia além de muitas outras , é só procurar por “lowcarb”.
Uma terça-feira de muito sabor para todos nós!
5 farinhas lowcarb *
1 – Farinha de amêndoas
Uma das mais populares atualmente quando o assunto é alimentação low carb, a farinha de amêndoas é livre de carboidrato e glúten, além de ser fonte de fibras, vitamina E e antioxidantes.
“As farinhas de frutas oleaginosas, como é o caso da farinha de amêndoa, são fontes de gordura mono e poli-insaturadas que auxiliam na redução do LDL-colesterol, oferecendo assim proteção contra as doenças cardiovasculares”, explica a nutricionista comportamental, Patrícia Crus.
2. Farinha de casca de maracujá
A farinha de casca de maracujá apresenta carboidrato, apesar de reduzido, mas ela é rica em fibras, principalmente a pectina. Atua no controle do colesterol e glicemia também.
3. Farinha de banana verde
Essa farinha é fonte de vitamina C e cálcio, além de amido resistente (absorvido lentamente), mas é fonte de uma quantidade substancial de carboidrato em sua composição.
Ela é indicada para a preparação de pães, pois dá consistência e sabor.
4. Farinha de linhaça
A farinha de linhaça é isenta de carboidratos e uma boa fonte de fibra solúvel e insolúvel, que auxilia no bom funcionamento do intestino, além de auxiliar na saúde do coração, no controle da glicemia e saciedade (reduzindo peso). É ainda fonte de gorduras saudáveis como o ômega-3.
5 – Farinha de coco
Bastante popular quando o assunto é alimentação lowcarb, a farinha de coco apresenta fibras, proteínas, carboidratos em pequena proporção, gordura monoinsaturada e saturada e é isenta de glúten.
*As informações foram baseadas nesse artigo