Ao conhecer esses 6 benefícios das dieta lowcarb você vai entender melhor porque tenho colocado mais receitas lowcarb aqui no Simples Assim.
Já a alguns meses eu e meu marido estamos buscando uma alimentação mais saudável. Não tanto por vaidade, mas para melhorar algumas taxas, como a de triglicerídeos, que andavam bem alteradas.
Para quem não conhece, a Dieta Lowcarb é baseada na redução do consumo de carboidratos na alimentação, como arroz branco, macarrão e pão. Para compensar a redução no carboidrato, deve-se aumentar a ingestão de proteínas como carnes e ovos, e de gorduras boas, que estão presentes em alimentos como abacate, castanhas, azeite e peixes como sardinha e salmão.
Das tantas dietas que pesquisamos a que mais se aproximou do nosso estilo de vida, foi a lowcarb, por várias razões. Uma delas é que, pelos alimentos permitidos, dá aquela gostosa sensação de saciedade que evita ficar beliscando de vez em quando.
Mas não pense que abandonei minhas comidinhas ” de verdade”. Não. De vez em quando abro uma exceção, mas confesso que tenho incluído, cada vez mais, alimentos lowcarb no nosso dia a dia.
Aqui no blog tem várias receitas lowcarb bem gostosas, como a Pizza de berinjela, bolo de banana e coco, foccacia lowcarb e tantas outras.
E como muitos leitores tem me pedido informações sobre essa dieta, resolvi dedicar nossa ” Terça das dicas ” aos benefícios que proporciona.
O melhor de tudo é que ela tem funcionado para nós e não está sendo difícil levá-la adiante.
Uma terça muito saudável para todos nós!
6 benefícios da dieta lowcarb
1 – Redução da fome
Essa talvez uma das melhores vantagens para mim, que sempre estou com fome.
A dieta lowcarb é baseada principalmente em: gorduras boas (inclusive fugir delas é um grande erro), vegetais de baixo amido ricos em fibras, e proteínas de alto valor biológico.
Sendo que esses são os 3 componentes de uma dieta de alta saciedade.
Isto é, comendo estes tipos de alimentos e baseando sua dieta nesses 3 macronutrientes, é mais difícil que você sinta fome a cada pequeno intervalo de tempo.
Porque os tipos de alimentos que você vai consumir vão te deixar saciado e satisfeito por mais tempo após ingeri-los.
Ou seja: na lowcarb, o foco deixa de ser tanto na quantidade dos alimentos — e passa a ser mais em sua qualidade.
2 – Maior perda de peso
Diversos estudos controlados e bem conduzidos já mostraram que uma dieta baixa em carboidratos, quando comparada a uma dieta baixa em gorduras, leva a uma maior perda de peso, em um período de tempo similar.
Além disso, essa perda de peso tende a se manter — justamente por você conseguir aderir essa dieta a longo prazo.
Para a maioria das pessoas, acaba sendo fácil transformar a lowcarb em um estilo de vida.
Dessa forma, fica muito mais fácil não só perder mais peso, mas também manter o peso perdido.
3 – Redução da pressão sanguínea
Diversos estudos mostram que uma dieta lowcarb tende a, comparativamente, levar a uma diminuição da pressão sanguínea.
Apesar de a pressão sanguínea não parecer um marcador tão importante para quem ainda é jovem e não tem nenhum problema de saúde , ela é associada a doenças como ataques cardíacos, derrames e até mesmo falência renal.
Sendo assim, reduzir esse marcador apenas mudando a sua alimentação é certamente algo muito positivo para a sua saúde e longevidade, e um ótimo benefício extra das dieta lowcarb.
4 – Diminuição dos Triglicerídeos no seu sangue
Os triglicerídeos são moléculas que naturalmente circulam em nossa corrente sanguínea.
Porém, erroneamente e infelizmente, muitas pessoas acreditam que sua quantidade cresce além do desejado quando você ingere muita gordura.
Entretanto, os triglicerídeos são justamente formados por açúcares associados a ácidos graxos.
E quando você reduz a sua ingestão de carboidratos (ou seja, de açúcares) e perde peso, esse marcador sanguíneo tende a diminuir drasticamente.
Voltando assim aos níveis normais e ótimos para a sua saúde — o que pode ser verificado com um exame de sangue laboratorial simples.
Por isso, uma dieta lowcarb que pode ajudar a reduzir os triglicerídeos com facilidade é uma mudança alimentar bastante positiva para quem tem um problema de elevação desse marcador.
Ou seja, quanto maior a taxa de açúcar no sangue, provavelmente a taxa de triglicerídeos vai ser maior também — porque o seu corpo vai preferir fazer essa transformação dos açúcares em triglicerídeos.
5 – Redução da glicemia e dos níveis de insulina no sangue
As dietas lowcarb são o tratamento não-invasivo mais eficiente conhecido atualmente contra diabetes e síndrome metabólica.
E isso acontece justamente por reduzirem a elevação constante dos níveis de açúcar e de insulina no sangue, que é causada por picos de ingestão de carboidratos.
Por isso, as pessoas podem muitas vezes se beneficiar de uma dieta lowcarb para tratar problemas como resistência a insulina e glicemia cronicamente elevada (que são a base dos problemas conhecidos como diabetes e síndrome metabólica).
*As informações dessa postagem foram retiradas do site Senhor Tanquinho
*as imagens foram retiradas da internet
Realmente simples Assim, a dieta low carb funciona mesmo à proporção que você se dispõe a mudar de hábitos alimentares, é nítida a transformação. Com a low carb a gente não deixa de comer os quitutes gostosos, apenas substitui por ingredientes saudáveis. Por exemplo bolo de chocolate quem gosta vai continuar saboreando essa delícia. É comida de verdade. Cuidar da saúde é um ato de amor!