Desde que iniciei a ” Quinta sem glúten” tenho recebido muitas indagações sobre o assunto.
O que é glúten, por que é considerado vilão, se faz mal , etc. etc.
Para acabar de vez com as dúvidas resolvi dedicar nossa ” Terça das dicas” ao assunto.
Para quem não sabe o glúten é uma proteína enriquecida de glutamina e prolina, pouco digerida no trato gastrointestinal alto. Ele está presente naturalmente em diversos cereais, como trigo, centeio e cevada.
Esta proteína é responsável pela elasticidade no preparo de diversos alimentos, como o pão. Ao sovar a massa cria-se as redes de glúten, estruturas capazes de aprisionar o gás carbônico expelido pelas leveduras do fermento. É por isso que o pão cresce e fica fofinho.
Mas antes de abolir o glúten da sua alimentação preste atenção à essas informações.
6 Mitos e Verdades sobre o Glúten *
1 – Glúten faz mal a saúde
Mito. Apenas quem possui intolerância ao glúten, alergia ou a doença celíaca são prejudicadas pela proteína.
2 – Glúten engorda
Mito. Como qualquer alimento isolado, o glúten não tem o “poder” de engordar. O que causa o ganho de peso é um conjunto de fatores ambientais, emocionais, genéticos e socioculturais que vão além de um simples alimento.
3 – Existem produtos não-alimentícios que também podem conter glúten.
Existem sim, alguns materiais escolares, tipo massinha de modelar que são feitos com farinha de trigo, giz e cola branca também podem conter glúten na sua composição. Cosméticos como hidratantes, shampoos, sabonetes e até maquiagem podem conter derivados do trigo e aveia.
4 – É recomendado, para quem não tem intolerância, tirar o glúten da dieta ou diminuir a ingestão.
Mito. Nenhum estudo até agora mostra benefício na saúde com a retirada do glúten para as pessoas que não possuem sintomas (como a sensibilidade ao glúten).
5 – Alimentos sem glúten são mais saudáveis.
Mito. Não necessariamente. Há alimentos sem glúten que têm muito açúcar e alto índice glicêmico, o que não é considerado saudável.
6 – O excesso de consumo de alimentos com glúten podem levar a intolerância.
Mito. Não existe essa relação, sabemos que a predisposição é genética. Ter um familiar com doença celíaca ou sensibilidade aumenta as chances de a pessoa ter.
Oi, tudo bem? Meu nome é Emília e dei uma lida em seu blog, eu faço tratamento psiquiatrico e de nutrição com uma psiquiatra especializada em nutrologia. Ela me indicou cortar o gluten (estou com suspeita de estar alérgica ao gluten/lactose, não sabemos ao certo ainda, estou no meio dos exames) e ela disse que mesmo a quem não tem alergia é aconselhado diminuir a ingestão do glutén pois o mesmo diminui a absorção de outros nutrientes no estômago!
Eu estou confusa e vou pesquisar, só queria compartilhar a informação mesmo!
Obrigada, adorei seu blog <3
OI Emília,
Obrigada pelas informações.
Fico feliz que tenha gostado do blog.
Aproveito para lhe desejar um Feliz Páscoa!
Bj,
Lylia
Oi, tudo bem? Meu nome é Emília e dei uma lida em seu blog, eu faço tratamento psiquiátrico e de nutrição com uma psiquiatra especializada em nutrologia. Ela me indicou cortar o glúten (estou com suspeita de estar alérgica ao glúten/lactose, não sabemos ao certo ainda, estou no meio dos exames) e ela disse que mesmo quem não tem alergia é aconselhado diminuir a ingestão do glúten pois o mesmo diminui a absorção de outros nutrientes no estômago!
Eu estou confusa e vou pesquisar, só queria compartilhar a informação mesmo!
Obrigada, adorei seu blog <3
Depois que parei de ingerir pão minha saúde melhorou 100%, num més consegui emegrecer 6kg, só como bolos salgado e tortas de MIX de farinha.
Que bom, Cleonilda! Parabéns!
Bj,
Lylia