Quando ouvi o nome ” Cornichon” nem imaginava que seria uma conserva francesa de pepinos.
Como sou curiosa, logo fui pesquisar e apareceu na “Cozinha da Helô “ – Cornichons – conserva francesíssima de pepinos”.
Vi então que já o conhecia, mas não por esse nome. Aqui em casa gosto de usá-lo para acompanhar cachorro-quente, pois, juntamente com a mostarda, dá um sabor bem germânico.
Se você gosta de conservas, vai aprovar essa. Dê uma olhada também nessas outras que já passaram pelo Simples Assim: Tirinhas de berinjela em conserva, conserva de rabanete agridoce, e conserva de berinjela.
Fácil de fazer, você só precisa ter paciência para esperar um mês para saboreá-la, pois é esse o tempo indicado para apurar o sabor.
Vamos fazer?
Cornichon – conserva francesa de pepino *
Ingredientes:
- 500 g de cornichons (pepinos miúdos de casca grossa cheia de saliências)
- 1 colher (chá) pimenta-do-reino em grão
- 1 colher (chá) de sementes de mostarda
- 1 folha de louro
- 6 ramos de estragão
- 6 ramos de aneto/dill
- 3 colheres (sopa) de sal grosso (45 g)
- 1 e ½ xícara (chá) de água (360 ml)
- 1 e ½ xícara (chá) de vinagre de vinho branco (360 ml)
- 1 colher (sopa) de açúcar (18 g)
Como fazer:
- Misture os pepininhos e o sal numa tigela e deixe repousar por 30min, não mais, pois perdem a crocância quando o tempo de descanso é maior.
- Com as mãos e com força, esfregue os pepinos com o sal e, assim, solte e descarte as saliências duras da casa, que não são nada agradáveis na hora de morder.
- Lave os pepinos pra retirar todo o sal e seque com um pano limpo, mas não muito novo, pois pepino pode manchar.
- Separe um pote de conserva muito limpo e seco e, alternando camadas, nele coloque os pepinos, as ervas e as especiarias e, se quiser, uns 100 g de cebolinhas pérola e uns 2 dentes de alho descascados.
- Aqueça a água com o vinagre e o açúcar, deixe ferver por um minuto e despeje sobre os pepinos. Espere amornar, tampe o pote, vire de cabeça pra baixo criar o vácuo.
- Quando esfriar, desvire o pote e leve à geladeira. Deixe repousar por 1 mês antes de servir.
*receita da Helô Bacellar