Adoro praticidade na cozinha. E quando encontro uma receita que vem com o adjetivo “rápido” já vou conferir. Foi o caso desse Gratinado rápido de batatas que me encantou pela praticidade e por vir de uma cozinha muito querida e gostosa: a cozinha do Caldeirão da Bruxa Solar.
É tão simples assim de preparar que você até desconfia se o sabor vai ficar tão gostoso quanto você espera. Mas , o melhor é que você é surpreendida com um gostinho delicioso, leve e suave.
É um ótimo acompanhamento para uma carne, como também para comer sozinho. E , nesse frio que está fazendo por aqui é uma ótima pedida.
Que tal experimentar?
Que nossa quarta seja de muitos sabores surpreendentes.
Gratinado rápido de batatas e cebolas – receita da Sandra
(fôrma retangular 26 x 16 cm ou equivalente / acompanhamento para 4 pessoas)
Ingredientes
- 3 batatas grandes
- 1 cebola branca grande
- 200 g de creme de leite (de caixinha)
- 1/2 xícara (chá) de queijo ralado na hora – usei parmesão
- azeite extra virgem
- noz moscada ralada na hora
- sal
Como fazer:
- Preaqueça o forno a 240 graus.
- Descasque as batatas e faça fatias bem finas com elas usando um fatiador de legumes (mandolina). Leve para cozinhar em água com sal até amolecerem um pouco, mas sem deixar desmanchar. Escorra e reserve.
- Enquanto as batatas cozinham, descasque a cebola e também fatie na mandolina. Em uma panela aqueça um pouco do azeite, adicione as cebolas e deixe-as refogando para dar uma caramelizada, mexendo de vez em quando para não grudar. misture cuidadosamente as cebolas com as batatas cozidas.
- Em uma tigelinha, coloque o creme de leite e tempere com sal e a noz moscada.
- Unte com um pouco de azeite o fundo de um refratário. Disponha as batatas com as cebolas e despeje o creme de leite por cima. Salpique o queijo ralado e leve ao forno para gratinar até ficar com uma casquinha crocante e dourada.
- Sirva a seguir.